A introdução do plástico na produção tem sido uma faca de dois gumes, celebrada pela sua conveniência e versatilidade incomparáveis, mas criticada pelo seu impacto ambiental. A verdadeira pegada ecológica do plástico depende em grande parte da sua gestão pós-produção. A reciclagem eficiente diminui significativamente os danos ambientais. Adotar o design sustentável, minimizando o uso de plástico e ao mesmo tempo alcançar estruturas robustas e elegantes, é um caminho para a inovação ecológica. Inspirado nesta filosofia, o designer da Spidique criou uma cadeira à base de plástico, utilizando simulações avançadas para garantir a integridade estrutural e o apelo estético.
Designer: Siqi Yang
Spidique se inspira nos renomados designers Ross Lovegrove e Luigi Colani. Lovegrove é conhecido por usar tecnologia de ponta para criar formas futurísticas e orgânicas, evidentes na estrutura em forma de malha de Spidique, que lembra a de Lovegrove. Frasco de perfume de metal Fórmula 1. O domínio de Colani em formas redondas e orgânicas é visto nas linhas fluidas da cadeira. Essas influências se combinam para criar um design que combina a precisão mecânica da tecnologia moderna com o toque artístico do artesanato experiente.
A fabricação da Spidique conta com tecnologia de impressão 3D, utilizando o software Ameba e o algoritmo Bidirecional Evolutionary Structural Optimization (BESO). Este algoritmo é crítico para a otimização topológica, projetando uma cadeira que seja estruturalmente sólida e eficiente em termos de material.
O processo de design se desenvolve em várias etapas, começando pela execução do algoritmo, onde são definidos os parâmetros para gerar a forma inicial da cadeira. Isto é seguido pela avaliação e refinamento, onde os designers avaliam o modelo inicial quanto às qualidades ergonômicas e estéticas, fazendo os ajustes necessários para aumentar o conforto e o apelo visual. Em seguida, o modelo refinado é prototipado usando tecnologia de impressão 3D e passa por testes rigorosos de conforto, durabilidade e feedback do usuário. Com base neste feedback, são feitos mais refinamentos para garantir que o design seja ideal para produção.
O processo iterativo continua até que o design atinja o equilíbrio desejado entre conforto, estética e sustentabilidade. Este processo destaca a interação entre precisão computacional e design centrado no ser humano. Embora o algoritmo forneça uma estrutura precisa e otimizada, o toque humano garante que o design atenda aos padrões ergonômicos e estéticos.
A pesquisa do designer enfatiza a tecnologia de impressão 3D na fabricação de móveis, explorando seu potencial para impulsionar a inovação e aumentar a sustentabilidade. Uma análise comparativa contrastando a produção tradicional de móveis com métodos impressos em 3D envolveu pesquisas com 20 designers de móveis e 100 consumidores, além da criação de vários protótipos usando software CAD e impressoras 3D. As descobertas revelaram que a impressão 3D poderia reduzir o desperdício de material em aproximadamente 25% e encurtar o tempo de produção em cerca de 30%, destacando o seu potencial para benefícios ambientais e comerciais significativos.
*** Nota: Post com tradução Automática EN > PT
( pode conter alguns erros escrita ou leitura )
Para ver esta notícia em Inglês visite a nossa
versão internacional * www.revistalifestyle.com