Houve um tempo em que os smartwatches eram vistos como bugigangas geeks que não cabiam nos pulsos das pessoas comuns. Foi necessário o sucesso do Apple Watch e a colaboração de marcas de moda para levar esta tecnologia vestível às massas. Mas, embora os smartwatches finalmente tenham encontrado seu caminho, isso também não significa necessariamente que tenha sido um negócio lucrativo. Parece que as marcas que tornaram os smartwatches literalmente na moda estão a começar a reconsiderar as suas estratégias, especialmente com apenas alguns produtos de sucesso que, sem surpresa, ainda são dominados por empresas de eletrónica de consumo. A Fossil aparentemente decidiu simplesmente desligar a tomada e desistir do mercado de smartwatches, preferindo concentrar seus recursos nos produtos de design que realmente geram dinheiro.

Designer: Fóssil (via A beira)

Quando os smartwatches chegaram ao mercado, foram os fabricantes de smartphones que assumiram a liderança. Em comparação com a seleção que temos hoje, não é surpreendente que a maioria das pessoas evite tê-los no pulso. Eles eram grandes, desajeitados e visualmente desagradáveis. E eles precisavam ser carregados quase todas as noites.

Embora o Apple Watch sempre fosse uma exceção, foram necessárias negociações com marcas como Fossil, TAG Heuer, Mont Blanc e Michael Kors, só para citar alguns, para realmente levar os designs dos smartwatches ao mesmo nível dos relógios tradicionais, pelo menos em o lado de fora. Até certo ponto, houve um esforço bem-sucedido para transformar essas peças de tecnologia vestível em verdadeiros acessórios de moda e, dados alguns dos preços, em itens de luxo. Agora, os smartwatches são mais ou menos comuns, mas isso não significa que o mercado para os smartwatches mais modernos esteja realmente crescendo. Na verdade, você quase poderia dizer que os principais fornecedores de smartwatches são Apple, Samsung e Google, no segmento superior, e Xiaomi, Mobvoi e fabricantes menores, no extremo oposto.

Confirmando rumores que já circulavam pela Internet, a Fossil anunciou que estava saindo do negócio de smartwatches. Foi uma “decisão estratégica” e focar-se-ia nos “segmentos principais do nosso negócio que continuam a proporcionar um forte crescimento”, nomeadamente relógios tradicionais, jóias e artigos de couro. Lendo nas entrelinhas, significa que sua linha de smartwatches não está proporcionando esse tipo de crescimento e não prevê essa mudança no futuro.

Isso faz do Fossil Gen 6, lançado em 2021, o último smartwatch que a marca fará. A Fossil promete continuar a oferecer suporte aos seus smartwatches existentes nos próximos anos, embora isso provavelmente signifique apenas um ou dois anos daqui para frente. A Fossil é a primeira marca a fazer este grande anúncio, mas provavelmente não será a última, já que o mercado de smartwatches de designer continua a estagnar ou mesmo a encolher, deixando os fabricantes de smartphones assumirem o comando mais uma vez.

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