PRÓS:

  • Manuseio envolvente
  • Assentos confortáveis
  • Muito espaço de armazenamento

CONTRAS:

  • Alcance ainda um pouco curto
  • Sem tecnologia interativa

CITAÇÃO DO EDITOR:

Uma atualização que move o E-Tron da Audi em todas as direções certas.

No que diz respeito aos EVs, o E-Tron já existe há tempo suficiente para ter visto algumas coisas. Estreando em 2018, o primeiro carro movido a bateria da Audi era um ótimo carro em muitos aspectos, mas também sentia falta de outros. Mais notavelmente, seu alcance era mediano e seu manuseio tornava-o uma direção agradável, mas longe de ser memorável. Finalmente, havia o nome: E-Tron. Simplesmente não se encaixava em nada que a Audi tivesse feito antes ou depois.

Para 2024, ele está de volta e agora se chama Q8 E-Tron. Apesar do novo nome, agora se enquadrando perfeitamente na taxonomia de modelos da Audi, esta é na verdade uma atualização sutil. É tão sutil que você seria perdoado por não conseguir identificar o carro novo do antigo se eles estivessem sentados lado a lado. Mas, depois de ter dirigido ambos extensivamente, estou feliz em dizer que é uma atualização que faz o carro avançar em todas as direções certas – embora talvez não o suficiente em algumas.

Pelos números

O Q8 E-Tron é, como antes, um SUV para cinco passageiros que, a meu ver, mais parece uma perua alta. Sua altura de 64,3 polegadas divide facilmente a diferença entre o SUV Q8 normal e o sedã A8, então é realmente algo próprio.

Ele está disponível em três versões, com preços iniciais nos EUA pouco menos de US$ 75.000 no segmento inferior e US$ 85.000 no segmento superior. O carro testado aqui é um acabamento Prestige com apenas algumas opções adicionadas.

Ele possui um sistema de tração integral com motor duplo que oferece uma potência total do sistema de 402 cavalos de potência e 490 libras-pés de torque. O alcance da nova e maior bateria de 114 quilowatts-hora é de 285 milhas de acordo com a EPA, enquanto a taxa máxima de carregamento é de 170 kW. Em meus testes, não cheguei nem perto da classificação da EPA, com média de 2,3 milhas por quilowatt-hora, na melhor das hipóteses, por cerca de 243 milhas dos 106 kWh utilizáveis ​​​​na nova bateria.

Mas não use isso contra isso. Fiz todos os meus testes nos meses de inverno e o resultado é realmente muito bom, dadas as baixas temperaturas. Até os melhores EVs odeiam o frio. No verão, não tenho dúvidas de que os motoristas atingirão ou excederão esse valor da EPA.

Mais importante ainda, o Q8 E-Tron fez um excelente trabalho ao fornecer estimativas de autonomia precisas e confiáveis ​​​​com base nas condições climáticas e no terreno, algo com o qual muitos outros EVs ainda lutam.

Deja-Q

Aperte os olhos e dificilmente conseguirá perceber a diferença entre o Q8 e o E-Tron que veio antes. Coloque os óculos e as diferenças ainda serão fáceis de perder. Os destaques estão definitivamente no painel frontal, que está mais nítido, limpo e fresco do que antes. A iluminação revisada também faz com que o Q8 E-Tron tenha uma presença sutilmente maior do que antes.

As novas rodas de 20 polegadas também proporcionam mais intriga visual lateral sem comprometer muito a qualidade do passeio, mas a estética visual geral do Q8 ainda é muito discreta. Isso é duplamente verdade, graças a uma seleção de cores decididamente discreta. A sombra que você vê aqui, Plasma Blue, é a mais dramática do grupo e, ainda assim, combina facilmente com a paleta comum de um estacionamento.

Menos ainda mudou por dentro, e isso não me incomoda tanto. O interior do E-Tron original se destacou e, embora talvez seja um pouco familiar agora, ainda funciona da maneira certa. Ele também ainda traz as reentrâncias nas portas dos carros, onde os espelhos retrovisores digitais ficariam na versão americana do Q8 E-Tron, caso fossem legais. Cinco anos após o lançamento do E-Tron original, eles ainda não o são.

Embora em sua maioria escuro e dominado por borrachas de toque suave e muitas coisas mais duras e ásperas, a aparência é limpa e tudo parece durável. O corte de madeira de poros abertos no painel, embora dessaturado e ainda não proporcionando muito brilho visual, pelo menos adiciona algum apelo orgânico ao que de outra forma seria um espaço muito frio. (Couro marrom também está em oferta, assim como esbranquiçado.)

A interface principal é um par de telas sensíveis ao toque empilhadas verticalmente. A parte inferior é dedicada principalmente aos controles HVAC e outros recursos, como integração de casa inteligente, carregamento e alternância de controle de descida de colina.

A tela sensível ao toque acima é a mais significativa das duas, onde reside a maior parte do MMI da Audi e onde o Apple CarPlay ou o Android Auto serão exibidos sem fio, caso você decida ativá-lo. À esquerda, está o Virtual Cockpit Plus da Audi, ampliado ainda mais por um heads-up display.

São muitas exibições, com certeza. Embora esta versão do MMI pareça um pouco desatualizada neste momento, seu reconhecimento de voz, em particular, oferece pouca assistência em comparação com as ofertas mais recentes da BMW ou Mercedes-Benz. Dito isso, é rápido e fácil de usar, e o pulso tátil recebido ao selecionar os controles de toque ainda é agradável.

Conforto interior

Com 193,5 polegadas de comprimento, o Q8 E-Tron é um carro grande e aproveita esse volume oferecendo assentos confortáveis ​​na frente ou atrás. Na parte traseira, há bastante espaço para as pernas e para a cabeça, além de um par de portas USB-C e controles dedicados para HVAC traseiro, além de aquecimento dos bancos traseiros.

Os bancos dianteiros acrescentam ventilação e, embora o resfriamento não seja particularmente eficaz, o aquecimento é certamente a parte mais importante da equação, e aí eles não decepcionam. O volante aquecido, no entanto, poderia consumir mais alguns watts.

Os bancos dianteiros têm ajuste elétrico, com duas configurações de memória, e a visibilidade do banco do motorista é bastante boa. O formato dos pilares A evita que bloqueiem muito a sua perspectiva, enquanto o teto solar panorâmico acima ajuda a manter as coisas com uma aparência mais clara e brilhante do que os materiais escuros.

Em termos práticos, 28,5 pés cúbicos de espaço de carga tornam a máquina muito habitável. Dobre os bancos traseiros divididos, que caem ao puxar uma alavanca na parte de trás do compartimento de carga, e você será saudado com um amplo espaço de 56,4 pés cúbicos. Muita coisa para as viagens mais indulgentes às grandes lojas.

A unidade

O E-Tron de saída era agradável de dirigir, calmo e relaxado, bastante bem composto nos tipos de estradas que testariam o melhor dos sistemas de suspensão. O Q8 E-Tron revisado, tenho o prazer de dizer, não perdeu nada desse comportamento valioso, embora em última análise, esquecível.

O que é adicionado é uma quantidade surpreendente de envolvimento. O Q8 E-Tron, quando pressionado com força e alternado para o modo Sport, é bastante divertido de dirigir. Não, não estamos chegando perto dos níveis oferecidos por qualquer membro da família RS da Audi. Ainda assim, a direção revisada e alguns ajustes sutis na suspensão ajudam a criar um carro que fica ansioso quando a estrada se afasta de você.

Também fica ansioso quando aquela estrada é reta e estreita. O novo Q8 E-Tron parece ainda mais rápido que seus 402 cv. Para obter potência máxima, você precisa estar no modo Sport, onde o acelerador é mais acentuado. O Q8 E-Tron é genuinamente ansioso, tão ansioso que você só vai querer ativar esse modo quando estiver sozinho, para não ameaçar a paciência – ou o estômago – de qualquer outra pessoa no carro.

No entanto, eles não terão que se preocupar em adoecer o carro devido à frenagem regenerativa excessiva. Assim como o antigo E-Tron, o Q8 não tem muito a oferecer. Toque na raquete esquerda algumas vezes para ativar a regeneração máxima, mas o máximo é quase nenhum. A aversão obstinada da Audi por dirigir com um pedal continua, o que continua a ser uma vergonha para qualquer comprador que prefere não pisar no pedal do freio com tanta frequência.

Em relação aos sistemas de segurança, o Q8 E-Tron possui um conjunto abrangente, incluindo frenagem automática de emergência, monitoramento de ponto cego com alertas de tráfego cruzado traseiro e sistema de alerta de saída de faixa. Foi o suficiente para ganhar o prêmio IIHS Top Safety Pick+.

No entanto, onde cada vez mais concorrentes oferecem condução sem intervenção nas estradas, este SUV ainda está no modo prático. Seu sistema de manutenção de faixa também ficou um pouco confuso ao se aproximar de rampas de saída, onde as linhas pintadas à direita se dividiam para dar espaço para a saída, resultando em uma guinada ocasional e desconfortável. Mas o cruzeiro adaptativo funcionou bem, sempre identificando e reagindo ao tráfego com antecedência e sem problemas.

Opções e preços

O Audi Q8 E-Tron 2024 que você vê aqui teve um preço sugerido inicial de US$ 74.400, enquanto o pacote Prestige adicionou mais US$ 10.400. Comparado com o Q8 E-Tron básico, o Premium Plus adiciona o melhor sistema de som Bang & Olufsen, bancos dianteiros ventilados e a câmera 360. O Prestige vai além com um sistema básico de massagem nos assentos, que agora são revestidos em couro de alta especificação, com iluminação matricial atualizada na frente.

Este carro também escureceu grande parte do cromo com o pacote Black Optic de US$ 2.000, US$ 400 para airbags laterais traseiros adicionais e US$ 595 para a pintura Plasma Blue. Adicione a taxa de destino de $ 1.195 e você terá um preço final de etiqueta de $ 88.990.

Essa é uma máquina totalmente equipada e adequadamente luxuosa para esse dinheiro. Na verdade, é apenas o alcance que ainda é um pouco leve em comparação com a concorrência, no mesmo nível de algo como as 279 milhas do SUV Mercedes-Benz EQE, mas aquém do iX da BMW, que oferece 311 milhas por um preço comparável. Mas, a maioria dos compradores achará as 285 milhas do E-Tron suficientes e também acharão o Q8 um SUV totalmente elétrico confortável, sofisticado e agora sutilmente envolvente.

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*** Nota: Post com tradução Automática EN > PT
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