
PRÓS:
- Grande retro encontra looks modernos
- Aceleração alegre e carregamento rápido
- Alcance aceitável para um pequeno EV
CONTRAS:
- A versão superior aberta é um pouco barulhenta
- Os bancos traseiros são apertados
- A direção é um pouco leve
Já se passaram cerca de 65 anos desde que a Fiat lançou pela primeira vez o lendário nuova 500 original. Do final da década de 1950 até a década de 1960, era um carro citadino que oferecia condução acessível às massas com muita praticidade e um toque de design especial que apenas os italianos podiam oferecer . Era pequeno, acessível, feito de forma inteligente e, mais do que tudo, era inovador em sua conceituação.
Em 2007, o 50º aniversário 500 foi lançado, apresentando uma deliciosa mistura de referências retrô ao modelo original, mas com uma pitada de nuances de design moderno para dar um sabor do século XXI. E em 2017, a Fiat comemorou 60 anos com uma atualização e uma exposição no Museu de Arte Moderna de Nova York. Este ícone de design vendeu mais de 6 milhões de unidades desde que apareceu pela primeira vez em 1957, e agora está ficando elétrico.
O 500e é o EV mais fofo à venda hoje
No início de 2020, se o Audi e-tron GT é comumente referido como o carro elétrico mais bonito do planeta hoje, então o Fiat 500e, o primeiro carro movido a bateria pura da marca, deve ser o EV mais fofo à venda agora mesmo.
E isso é dizer muito. Por quê? Porque no ano passado, o mercado foi literalmente inundado com novos EVs. Então a Fiat tem muita concorrência. Nos últimos 2 anos, por exemplo, vimos o Ford Mustang Mach-E, BMW iX e i4, Mercedes Benz EQA, EQB e EQS, Audi e-tron GT, Honda e, Mazda MX-30, Toyota bZ4X, Subaru Solterra, Nissan Ariya, Lexus RZ, Ford F-150 Lightning, Volvo C40 Recharge, Porsche Taycan, Polestar 3, Volkswagen ID.4, Peugeot 208 e 2008, Citroen E-C4 e Hyundai Ioniq 5. Até o próximo Lucid Air, Rivian R1T e Fisker Ocean têm alguns traços de design inovadores, mas nada pode chegar perto do 500e para fofura.
Agora, o carro que você vê aqui pode se parecer com o Fiat 500 que existe há alguns anos, mas este não é um mero facelift. É um carro totalmente novo e está disponível apenas com um trem de força elétrico. As principais diferenças no departamento de design são que a nova versão EV não possui uma grade convencional, mas um para-choque largo e grosso com um logotipo ‘500’ maior e uma pequena abertura para resfriar as baterias. O design do farol foi dividido em dois, com o farol principal de LED parecendo um olho em cada lado do para-choque dianteiro, enquanto a luz diurna, que tem o efeito de uma ‘sobrancelha’ situada acima do olho, fica na borda do o capuz. Uma luz de circulação diurna separada localizada abaixo do farol, parece um pouco de blush em suas bochechas. Muito chique.
O teto retrátil oferece uma experiência conversível única
O novo 500e é 3 polegadas mais longo, 1,5 polegadas mais alto e 3 polegadas mais largo que seu antecessor, dando-lhe um pouco mais de presença na estrada. Mas o que realmente define essa especificação ‘Open’ é seu teto operado por energia. Quando você pressiona o interruptor do teto no painel, a seção do teto de vinil se retrai automaticamente até a metade do vidro traseiro, proporcionando uma experiência conversível única. Não é um conversível, e não é um top targa é o sentido convencional. Em vez disso, pense na parte do teto dobrando para trás e desaparecendo no tronco superior. Para o meu dinheiro, este modelo de especificação ‘Open’ oferece o maior fator de diversão da nova linha 500e por uma milha do país. Seja fechada ou aberta, essa versão chique de topless me fez querer dirigir o carro com a capota abaixada mais do que qualquer outro conversível que já dirigi.
Todos os modelos, no entanto, recebem uma elegante faixa cromada na lateral, um emblema cromado e cromado ao redor das janelas. Embora 15 polegadas seja oferecido na versão básica, nosso modelo principal usava rodas de 17 polegadas e parecia melhor para ele. Enquanto isso, na parte traseira, o 500e tem um novo design de lanterna traseira de LED e eu gosto da forma como os designers adicionaram um logotipo estratégico ‘500’ que se esconde dentro do conjunto da luz de freio e um spoiler esportivo no teto, que é realmente apenas para mostrar, tendo sem qualidades aerodinâmicas reais. O pára-choques traseiro é substancial em tamanho, fazendo com que o carro pareça um pouco maior do que é visto de trás. E, obviamente, você não encontrará um tubo de escape porque é um EV.
Designers foram à cidade dentro do carro
Mas é no interior que o 500 teve uma revisão real, com um sistema de infoentretenimento totalmente novo e uma grande atualização de estilo com acenos para sua fábrica de Turim no console central e nos cartões das portas. Designers realmente foram à cidade aqui e você pode ver. O grande sistema de infoentretenimento com tela sensível ao toque de 10,25 polegadas é uma verdadeira surpresa porque tem boa aparência, é fácil de usar, possui excelentes gráficos e vem com compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto. Quanto à tecnologia, não decepciona. Mesmo os modelos Passion de gama média têm uma câmara de estacionamento com visão traseira, assistência na faixa de rodagem, aviso de ângulo morto e controlo da velocidade de cruzeiro adaptativo.
Basicamente, tudo aqui é chique ou fofo com um toque italiano único. Com um design de dois raios, o volante oferece funções de inclinação e telescópica, com ajustadores de assento operados manualmente para encontrar sua posição de direção ideal. O painel de instrumentos foi totalmente redesenhado e oferece uma escolha de revestimentos, incluindo uma seleção de ‘tecno-madeira’ sintética.
Nosso carro de teste foi o modelo de luxo ‘Open’ com bancos de couro na cor creme, uma combinação que faz com que pareça leve e arejado. Pelo menos na frente, pois você obtém muito espaço para a cabeça e as pernas. Os bancos traseiros, no entanto, são apertados e realmente apenas para mordedores de tornozelo. O porta-malas também é pequeno, embora o volume de 185 litros ainda seja maior que um Honda e, que por acaso é um de seus principais rivais nesta classe. Também gosto da maneira como os designers retiveram muitos botões físicos, como os interruptores do ar-condicionado e do modo de direção – incluindo aqueles que abrem a porta, estranhamente. Isso está em contraste direto com todos os Honda e orientados digitalmente com suas telas de TV na largura do painel.
O 500e enfrentará um número crescente de pequenos rivais elétricos, incluindo o Honda e, Mini Electric, Smart EQ Fortwo, Peugeot e-208 e o Renault Zoe. Para ajudá-lo a competir, o 500e está disponível com um alcance oficial relativamente longo de até 199 milhas, mas no mundo real, espere que caia para cerca de 160 milhas, dependendo das condições de tráfego, condições climáticas e, claro, da maneira como você dirigir. Sim, você terá que estudar um novo estilo de condução para obter uma boa autonomia. Quando estiver frio ou muito quente, a vida útil da bateria sofrerá mais do que quando a temperatura estiver amena. E o alcance também depende muito da quantidade de ar-condicionado que você usa.
Sua bateria de 42kWh gera até 199 milhas de alcance
No acabamento ‘Icon’ ou ‘Open’ de alta especificação, o hatchback elétrico 500 parece um vencedor no papel. Com a bateria maior de 42 kWh, você pode atingir 300 quilômetros com classificação WLTP com uma única carga e, graças à capacidade de carregamento de 85 kW, a montadora afirma que este 500 elétrico pode recarregar usando um carregador rápido de 50 kWh de 0 a 80% em 35 minutos. Então, o que torna esse intervalo possível? A bateria mais corajosa, é claro. Enquanto uma versão menor de 24kWh e 115 milhas está disponível, nosso modelo de teste Open de alta especificação recebe a bateria de 42kWh e um motor de 117cv com 220Nm de torque que gera aceleração ágil e salta de zero a 60 mph em menos de 8,0 segundos. A resposta do acelerador é instantânea, por isso parece mais rápida do que é.
O 500 muito abraçável foi construído essencialmente para uso na cidade, por isso tem um círculo de viragem apertado e é um deleite para percorrer ruas estreitas ou fugir dos semáforos. Com o seu centro de gravidade localizado bem no fundo do chassis, graças à bateria e ao motor elétrico de montagem baixa, o carro resiste à vontade de se inclinar nas curvas e tem bastante aderência.
Em movimento, a direção leve e a pequena distância entre eixos do novo 500 são um excelente carro citadino. Embora seja leve e facilmente manobrável na cidade, a direção leve se estabiliza em velocidades mais altas com mais feedback. Como seria de esperar de um carro elétrico, também há torque instantâneo disponível – e com 220 Nm, há muito.
Os motoristas precisam se acostumar com os três modos de condução
Para ajudar os motoristas a aperfeiçoar suas habilidades de condução de carros elétricos e gerar o maior alcance possível, a Fiat equipou três modos de condução: Range, Sherpa e Normal. Regeneração de freio bastante agressiva significa que a condução de um pedal é uma opção no modo ‘Range’, embora mude para ‘Normal’ e o 500 desça um pouco mais – provavelmente a opção mais familiar para recém-convertidos em direção puramente elétrica. Regule adequadamente o pedal do acelerador e o carro parará completamente. Mas pode-se dizer que a condução com um pedal leva algum tempo para se acostumar e pode não ser para todos. Por quê? Porque você precisa mudar completamente seu estilo de dirigir usando apenas as funções de aceleração e desaceleração do acelerador.
No modo ‘Sherpa’ (que se origina dos guias de montanha nepaleses que possuem habilidades especializadas em montanhismo), o carro extrai o máximo de autonomia possível da bateria e limita a velocidade máxima a 50 mph. Infelizmente, você só pode alternar os modos quando estiver completamente parado, o que achamos estranho.
Com o peso extra da bateria e as rodas opcionais de 17 polegadas, o passeio é um pouco instável em baixas velocidades com buracos, juntas expansivas e solavancos às vezes perturbando o refinamento decente. No entanto, em velocidades de rodovia, o passeio se acalma ainda mais, dando ao 500 a capacidade de absorver viagens mais longas. No entanto, como esperado, a versão ‘Open’ com teto de tecido tem seu lado bom e seu lado ‘poderia ser melhor’. Primeiro, o lado bom é que, no modo de teto aberto, o vento não é tão intrusivo quanto outros conversíveis e capotas targa, graças em parte a uma ‘capota de ar’ na parte superior do pára-brisa que desvia o ar sobre a cabeça dos ocupantes. O que poderia ser diminuído, no entanto, é o ruído do vento e da estrada que penetra no carro quando o teto é fechado.
Mesmo que o 500e tenha alguns pontos fracos e leve algum tempo para se acostumar, é uma explosão de dirigir. É corajoso o suficiente para desfrutar em qualquer estrada e é pequeno o suficiente para estacionar em qualquer lugar, o que significa que você economizará tempo ao estacioná-lo. De certa forma, é como um poodle bonito e perfeitamente preparado que atrai as pessoas para ele, querendo acariciá-lo. Da mesma forma, o pequeno Fiat tem a capacidade de atrair as pessoas, querendo perguntar o que é. Eles pensam que é um 500, mas por causa dos novos faróis, revisão da grade, rodas e outras atualizações estratégicas, eles não tinham certeza. De qualquer forma, quando várias mulheres ouviram que o 500e é puramente elétrico e tinha um teto retrátil, elas soltaram o mesmo ‘awww’ que viram ao acariciar aquele poodle fofo!
Preços e opções
Os preços para o modelo básico de nível básico com uma bateria de 24kWh de 115 milhas começam em cerca de £ 14.000. Mas é altamente recomendável o modelo de 42kWh com alcance de até 199 milhas como a alternativa mais utilizável por cerca de £ 30.000. O carro vem em uma seleção de cores de carroceria que podem adicionar entre £ 450 a £ 1700 ao custo. Eles incluem Ice White, Onyx Black, Red by Red, Mineral Grey, Glacier Blue (£ 600), Rose Gold (£ 600) e Ocean Green e Celestial Blue por £ 1700.
No ano passado, o 500e enfrentou um número crescente de pequenos rivais elétricos, incluindo o Honda e, Mini Electric, Smart EQ Fortwo, Peugeot e-208 e Renault Zoe, para citar alguns. Embora todos esses concorrentes ofereçam ótimos protocolos de embalagem, manuseio e carregamento, em termos de fofura, elegância e dirigibilidade, teríamos que nos inclinar para o 500e como oferecendo o melhor e mais divertido pacote do grupo. A única desvantagem, além de seu alcance quase aceitável no mundo real, teria que ser o custo a partir de cerca de 4,85 milhões de ienes no Japão ou £ 30.132 no Reino Unido. e você quer mudar para elétrico, este 500e no meu livro, pelo menos, é a escolha mais satisfatória lá fora.
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