PRÓS:

  • Novo design de aparência mais madura
  • Manuseio brilhante
  • Aceleração mais rápida e responsiva

CONTRAS:

  • Nota de escape poderia ser mais esportiva
  • A cabine é muito vermelha
  • O registrador de dados LogR funciona apenas em determinadas faixas

DICA DO EDITOR:

Este Type R parece seriamente rápido, leve, mandável e superando o gênero. Ele apenas continua dirigindo o mais rápido que o piloto deseja, mas fazendo com que o motorista se sinta um herói da série de carros de produção no processo.

Pode ser apenas o segundo modelo Civic Type R a vir para os EUA, mas é de longe o R mais bonito e mais épico que já vimos. E a Honda nos diz que eles levarão seu novo míssil scud para o famoso circuito de Nurburgring da Alemanha ’em breve’ para recapturar o recorde de “carro dianteiro mais rápido do mundo” – aquele que eles perderam para o Megane RS Trophy-R da Renault em 2019 .

Acelerando a 160 km / h na curva 3 do circuito de Autopolis, no sul do Japão, o novo Type R estava me tentando a forçar mais. Este 2023 Type R tem velocidades de curva mais altas do que seu antecessor e é muito mais fácil de dirigir nos limites da aderência.

Seu equilíbrio de peso é tão bem classificado que você não precisa provocá-lo a sobrevirar para fazer uma curva rapidamente. A resposta da direção é extremamente precisa e soberbamente ponderada e os freios Brembo de 4 pistões limpam a velocidade prodigiosamente e com pouco desgaste.

A 6ª geração é de longe a mais bonita

Mas antes de mergulharmos nas partes suculentas, vamos primeiro revisitar um pouco da história da marca. Esta é a sexta geração do Civic Type R, uma marca de alto desempenho que normalmente aparece pelo menos um ano após o lançamento do Civic básico. E desta vez não é diferente. A Honda apresentou sua décima primeira geração do Civic em 2021 e seguiu com a versão híbrida e o Type R em 2022 para comemorar o 50º aniversário do primeiro Civic. Este ano também é o 30º aniversário do primeiro carro de estrada “Type R” – o NSX Type R, que foi colocado à venda em 1992.

O primeiro ‘EK9’ Civic Type R de 1997 era um hatchback de 3 portas de aparência mansa baseado na 6ª geração do Civic. Era muito básico com algumas rodas bonitas, um spoiler traseiro e um 1.6 litros naturalmente aspirado com 182 hp e 118 lb-ft de torque. Foi a mesma história para o ‘EP3’ Type R de 2ª geração que surgiu em 2001. Ele tinha novas rodas esportivas, saias laterais mais grossas, um spoiler traseiro e um motor VTEC de 2.0 litros de 212 cv, mas ainda parecia um van de entrega de pão. O próximo ‘FN2’ Type R seguiu a mesma fórmula, embora parecesse um pouco mais futurista.

Felizmente, as coisas começaram a esquentar quando a Honda revelou que o modelo mais extremo ‘FK2’ apareceu em 2015. Esse carro parecia mais inspirado em carros de corrida, com divisores, asas, aberturas de ventilação e um motor turbo de 2.0 litros de alto desempenho com 306 hp e 295 lb -pés de torque.

Aparentemente inspirados pela versão de saída, os estilistas da Honda jogaram a cautela ao vento com o ‘FK8’ Type R totalmente exagerado de 5ª geração que chegou em 2017. Esse carro tinha mais arestas e linhas nítidas do que um museu projetado por Zaha Hadid, com divisores, asas, aberturas e aberturas de capô maiores do que qualquer 2,0 litros antes dele.

A Honda pode recuperar seu recorde de volta em Nurburgring?

Mas foi o modelo de 5ª geração que colocou o nome Type R no mapa ao registrar um tempo de volta de 7 minutos e 43 segundos no circuito de Nurburgring em 2017, tornando-o o carro de tração dianteira mais rápido do planeta. Esse recorde, no entanto, foi arrebatado em 2019, quando o Megane RS Trophy-R melhorou o tempo da Honda com 7 minutos e 40 segundos.

Para esfregar sal na ferida, a Renault trouxe seu Megane para a pista de corrida da Honda no Circuito de Suzuka, no centro do Japão, no final de 2019, e começou a reescrever o recorde de volta do Civic Type R em três segundos com o tempo de 2 minutos e 25 segundos. Portanto, é certo que logo após a Honda recuperar o recorde da volta em Nurburgring, ela retornará a Suzuka para retomar seu recorde espiritual em casa. Isso deve ser algo para ver.

E o carro totalmente novo? Quando dizemos “é o mais bonito até agora”, não temos muito com o que comparar, já que o antecessor usava um estilo tão agitado que parecia estranhamente algo dos Transformers. Claro, se você voltar aos modelos anteriores, aqueles que não chegaram aos EUA, podemos ver a evolução da série. Mesmo se compararmos o novo modelo com as cinco gerações anteriores, com a versão original surgindo pela primeira vez em 1997, ainda diríamos que a versão mais recente é a mais bonita.

Uma olhada no modelo totalmente novo e você pode ver que ele é totalmente mais maduro e menos chamativo. Foi-se o design ousado, com estilo de piloto de corrida, inspirado em Velozes e Furiosos, substituído por arestas mais sutis e um rosto menos zangado. Um colega até sugeriu que se parecia muito com um Accord, e eu tive que concordar com a cabeça. Um motivo – não há mais uma concha de capô saliente em 3D, um sinal definitivo de que a Honda está tentando diminuir sua imagem de menino piloto.

Novo Type R é mais maduro, mas ainda tem muita atitude

Veja bem, o Type R ainda tem atitude, muita atitude. Desde seu corpo aerodinâmico aprimorado e tubos de escape triplos, até suas entradas de ar dianteiras para resfriamento de freio, sua enorme asa traseira e difusor traseiro, o Type R grita alto desempenho. É isso mesmo, todas as aberturas são reais e funcionais desta vez, o que aumenta o desempenho do carro e ajuda a cortar segundos preciosos nos tempos de volta. O spoiler traseiro ainda é maior do que qualquer coisa que você encontraria em um Audi S3 ou Mercedes-AMG A35, mas desta vez, a asa do R fica em suportes verticais mais curtos e aerodinâmicos, em vez de enormes placas verticais de metal como em seu antecessor.

No entanto, para manter a nuance de alto desempenho no máximo, a Honda manteve o recurso de design de escapamento triplo de alumínio inspirado na Ferrari e carregou o difusor traseiro do modelo antigo. Além disso, as aberturas traseiras falsas na versão de saída foram substituídas por um para-choque traseiro muito mais suave e com aparência mais madura. O novo modelo também recebe um conjunto de saias laterais pretas, como o antecessor, mas as extensões dos arcos das rodas presas felizmente desapareceram. Em vez disso, agora você obtém arcos de roda alargados que foram cuidadosamente alisados ​​para ficarem nivelados com a carroceria. Além disso, a ventilação de aparência legal atrás da roda dianteira é funcional, pois limpa o fluxo de ar que sai do arco da roda para reduzir o arrasto na lateral do carro.


Todas essas atualizações se combinam para tornar o novo carro não apenas mais aerodinâmico e plantado, mas também para parecer muito mais maduro. Ele ainda se destaca, é claro, mas você não terá vergonha de exibi-lo para seus amigos do carro.

Por dentro, o Type R sugere fortemente para o que foi feito. Com seus bancos e tapetes vermelhos brilhantes, costura vermelha em um volante envolto em Alcantara preto (para ajudar a absorver o suor!) E seu painel de alumínio acentuado, o R eleva o nível de adrenalina antes mesmo de você ligar o motor. Mas talvez os estilistas possam ter usado um pouco de vermelho demais. Está em toda parte. A manopla de câmbio compacta em alumínio, que cabe perfeitamente na palma da sua mão, é vintage Honda e coloca um sorriso em seu rosto toda vez que você muda de marcha. Eu diria que sua precisão mecânica e bons lances curtos são quase tão bons quanto o câmbio manual de 6 marchas no NSX, ou pelo menos tão bons quanto no S2000 agora fora de produção.

No assento quente

Falando desse motor, há boas notícias sobre isso também. O novo Civic não se beneficia apenas da economia de peso e rigidez mais robusta, ele também emprega o motor Type R mais potente de todos os tempos, cortesia de seu motor turboalimentado de quatro cilindros de 2.0 litros aprimorado. Esta unidade recebe geometria turbo revisada, resfriamento aprimorado e mais contrapressão de escape para aprimorar sua capacidade de resposta. É casado com aquela brilhante caixa manual de 6 marchas e produz 315 cv e 310 lb-ft de torque, aumentos de 9 hp e 15 lb-ft em relação ao antigo Type R.

Exercite sua bota direita generosamente e o tacômetro e a barra de rotação digital sobem rapidamente em direção à linha vermelha de 7.000 rpm, completa com luzes de câmbio vermelhas piscando no estilo F1. A potência chega numa ascensão constante e linear, e sente-se quase naturalmente aspirada na forma como sobe. Mantenha o turbo girando entre 3.000 e 7.000 e você terá quantidades prodigiosas de energia prontas para serem tomadas. Mas por causa das revisões no chassi e na suspensão, você pode obter essa potência no asfalto melhor do que nunca, um desenvolvimento que permite tempos de volta mais rápidos.

O Type R continua a usar a tecnologia automática de correspondência de rotações da Honda, que agora é 10% mais rápida de acordo com a Honda. Claro, você pode desligá-lo se preferir andar de ponta-cabeça de verdade, mas funciona perfeitamente quando deixado ligado. Além disso, a correspondência de rotações ajuda a tornar a condução do dia-a-dia mais suave e é um recurso útil para os novatos nos manuais.


A pista de Autopolis foi o local ideal para colocar este R à prova. Quando eu pisei no pedal do freio rapidamente e agarrei a terceira posição na entrada para uma curva de 70 mph para a direita, o R se agachou com enorme aderência dos pneus Michelin Pilot Sport 4S e então saiu da saída com um quase excesso de confiança “é isso tudo que você tem ?”

Este carro parece seriamente rápido, leve, fácil de manusear e superando o gênero. Ele apenas continua dirigindo o mais rápido que o piloto deseja, mas fazendo com que o motorista se sinta um herói da série de carros de produção no processo.
É muito claramente em seu elemento em uma pista de corrida. Mas parece rígido. Também o levamos por uma hora em vias públicas e, embora o carro possa lidar com solavancos, linhas de bonde e buracos, o Type R está definitivamente do lado firme.

Quando você dirige a todo vapor em um circuito como este, ocorre a você que o “carro de tração dianteira mais rápido do mundo” (como a Honda diz que será!) foi possível graças aos esforços da equipe de desenvolvimento em finos – ajustando sua entrada Type R na Super Endurance Series do Japão. A diferença em aceleração e manuseio entre a geração anterior e o novo modelo foi surpreendente e gerou sorrisos.
A suspensão dianteira foi modificada para proporcionar melhor tração e curvas nos limites, enquanto as traseiras agacham-se bem graças à sua rigidez traseira reforçada, proporcionando melhor aderência e saídas mais rápidas das curvas.


Para elevar o nível de emoção na pista, a Honda instalou um registrador de dados, apropriadamente denominado “LogR”. Este dispositivo cronometrará suas voltas, mas o mais importante, determinará a qualidade de sua técnica de direção e, em seguida, fornecerá uma pontuação. Durante minha sessão de test drive, o ex-campeão da Japan Touring Car e F3000 Akihiko Nakaya marcou 96 pontos, a melhor pontuação do dia. Minha pontuação foi um pouco menor porque eu não conhecia tanto a pista quanto ele, ou pelo menos essa é a minha desculpa.

A única desvantagem é que o Type R ainda não soa tão esportivo quanto deveria, mesmo com o fluxo de escape aprimorado do novo modelo e o design da válvula ativa. Se ao menos os designers, ou deveríamos dizer os engenheiros, tivessem acrescentado tanta agressividade no departamento de som quanto nos departamentos de aerodinâmica e design de interiores. Ele não late, estala ou crepita como um Toyota GR Corolla, Ford Focus RS ou Hyundai Elantra N, e a nota de escape sintética bombeada para dentro pelos alto-falantes precisa de um ajuste.

As expectativas são altas para o novo modelo, já que a geração anterior se tornou um sucesso, vendendo 47.200 unidades em todo o mundo. Estou meio triste com a ideia de que esta será a última versão a gasolina do Type R que poderei fazer um test drive na pista de corrida. Estou meio entusiasmado para ver como pode ser a versão elétrica do Type R.

Preços e opções

Os rivais da Toyota, Hyundai e Renault, por exemplo, serão os concorrentes mais fortes do Type R, especialmente porque reduziram significativamente o preço base de $ 43.990 da Honda. No que diz respeito às opções, o Type R praticamente sai assim da caixa. Você pode escolher um dos dois pneus da marca Michelin, incluindo o Michelin Pilot Sport 4S mais amigável para a estrada que usamos no Japão.

Colocado contra seus rivais, o Type R pode ser um pouco mais caro, mas, novamente, se a Honda conseguir reconquistar o título de ‘carro dianteiro mais rápido’ do R em Nurburgring, então o status extra pode ser um negócio.










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*** Nota: Post com tradução Automática EN > PT
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