Indústria de Moda ética, justa e humana.

Os adjectivos que determinam cada vez mais o rumo do sector, em todo o mundo. Por isso, o compromisso da ModaLisboa para a construção de uma indústria de Moda ética, justa e humana não se limita às plataformas de pensamento apresentadas duas vezes por ano, mas abrange todo o seu planeamento, todas as suas decisões, e todas as suas parcerias. Com o objetivo de solidificar esse mesmo compromisso e alargar a sua área de ação, a ModaLisboa teceu uma parceria com a IDEE Brand Platform e a sua Sustainable Brand Platform.

A Sustainable Brand Platform (SBP) é uma plataforma digital que permite a marcas emergentes e independentes avaliar a sua performance de sustentabilidade através de tecnologia blockchain. A SBP determina o compromisso e resultados de cada marca em termos de sustentabilidade e responsabilidade social, examinando todas as fases da cadeia de valor a partir do seu algoritmo próprio, mas não só. Este projeto garante também a fase seguinte: comunicar estes designers independentes a consumidores e buyers, para além de criar uma rede de networking entre os criativos e fornecedores de matérias-primas éticas.

“Esta é uma parceria estratégica para a ModaLisboa, porque não só reforça a nossa capacidade de enfrentar os desafios que se avizinham, mas dá aos nossos designers, que há vários anos trabalham sob as melhores práticas sustentáveis, um selo oficial de aprovação” Eduarda Abbondanza, Fundadora e Presidente da ModaLisboa

“Numa indústria tão complexa, é importante separar aqueles que estão a reenquadrar completamente a sua linha de trabalho, os seus valores e o seu compromisso para com a sua comunidade e o nosso planeta, do puro e simples greenwashing, e a SBP tem esse know how. Estamos muito entusiasmados com esta parceria que irá alargar a exposição internacional dos nossos designers e mostrar à indústria de Moda que os criadores independentes em Portugal estão a trabalhar todos os dias para ter um impacto positivo. ” continua Eduarda Abbondanza.

“Temos muito orgulho em unir forças com a ModaLisboa para apoiar designers emergentes a fortalecer a sustentabilidade das suas coleções” — diz Alex Albini, CEO da IDEE Brand Platform — “A parceria com a ModaLisboa é uma oportunidade fantástica para selecionar e promover marcas com intrínsecas características de design, pautadas por princípios éticos e sustentáveis. É também uma colaboração importante para criar uma ponte entre Milão e Lisboa, ampliando o conhecimento dos designers portugueses através da nossa comunidade de buyers e profissionais ”.

Awaytomars, Béhen, Constança Entrudo, Duarte e Kolovrat são os designers da ModaLisboa que inauguram esta parceria. Numa altura em que o sistema de Moda continua a sofrer as ondas de choque da pandemia, e em que o digital se reformula enquanto palco principal de todas as marcas, a ModaLisboa encara como imperativo reforçar a sua rede de parceiros. Pelos designers e por todos os profissionais que compõem o tecido de Moda, cultural e criativo, é necessário fortalecer a comunidade e abri-la ao mundo. Mesmo que à distância.

Avatar

The Gentleman

Fundador at Gentleman.pt
RP ModaLisboa e consultor de comunicação

View all posts

Advertisement

Advertisement

error: Content is protected !!