Costuma praticar exercício físico ao ar livre? Descubra a relação com o meio ambiente.

O que é o meio ambiente? Meio ambiente é o conjunto de elementos físicos, químicos, biológicos e sociais que podem causar efeitos sobre os seres vivos e as atividades humanas.

Nos últimos tempos verificou-se uma clara transformação no padrão de vida da sociedade. Os avanços tecnológicos e a frequência de mecanismos que fazem com que o nível de comodismo aumente, como por exemplo: escadas rolantes, elevadores, entre outros, tiveram um grande impacto nas nossas vidas.

Exercício ao ar livre e meio ambiente | Holmes Place

Relação entre exercício físico e meio ambiente

Sabemos que a atividade física melhora a saúde física, psíquica e contribui para um bem-estar geral da pessoa. No campo oposto temos o sedentarismo que confere uma condição indesejável, representando um risco global acrescido. Facilmente compreendemos como diferentes ambientes influenciam a qualidade de vida e a adoção de estilos de vida mais ou menos saudáveis.

A literatura diz-nos que o número de praticantes da atividade física ao ar livre têm aumentado juntamente com o crescimento dos ‘grandes espaços’ onde estão incluídos: florestas, beira-mar, campos, parques, áreas verdes, por exemplo, jardins. O contacto com a natureza está relacionado com a redução do stress, bem como com o aumento dos marcadores de saúde mental e daí este meio onde a natureza assume um papel essencial ser tão importante para o aumento da prática de atividade física na sociedade.

Estudos indicam que alguns marcadores endócrinos como a adrenalina, noradrenalina e cortisol – hormona do stress-, apresentam-se diminuídos quando o indivíduo está em contato com a natureza, sugerindo assim que o meio ambiente afeta os mecanismos que desencadeiam as alterações que resultam no stress.

Exercício ao ar livre e meio ambiente | holmes place

Além disso, a atividade física aumenta o nível dos neurotransmissores noradrenalina e serotonina, sabendo que em pessoas depressivas estes parâmetros encontram-se diminuídos. 

Claramente que a natureza influencia o nível de atividade e de forma inata melhora a qualidade de vida das pessoas. Se por um lado os mecanismos que nos permitem facilitar a locomoção aumentaram por outro a oportunidade de praticarmos atividade física ao ar livre é cada vez maior.

A oferta de atividades ao ar livre aumentaram bem como a sua diversidade; os parques e florestas estão cada vez mais bem concebidos com materiais que permitem realizar diferentes tipos de atividades bem como houve um aumento do número de ciclovias também aconteceu.

Independentemente do meio ambiente em que se encontra inserido pratique atividade física. Cumpra as guidelines da OMS para se manter ativo, melhorando a sua qualidade de vida!

Andreia Fonseca

Master Trainer Holmes Place

Holmes Place

https://www.holmesplace.com/pt

CHOOSE CURRENCY

IDIOMA | LANGUAGE

EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

NEWSLETTER LIFESTYLE

24h LIVE STATS

  • 303,468
  • 1,217,888
  • 3,212,294
  • October 17, 2021

Advertisement

Select your currency
EUR Euro
error: Content is protected !!
  • https://cast.radiogroup.com.ua/terrace320
  • https://www.lifestyle.fm
  • LIFESTYLE FM