ë-C4 X 100% Elétrico, a nova aposta da Citroën.

A Citroën anuncia o lançamento em Portugal do novo ë-C4 X 100% Elétrico, modelo que representa uma nova abordagem ao segmento médio, um conceito inédito pensado para os condutores que procuram uma alternativa atraente às mais convencionais carroçarias de dois volumes e aos SUV.

O ë-C4 X, tal como o novo C5 X, aposta num estilo distinto e inovador para romper com a realidade do segmento, destacando-se das mais convencionais carroçarias compactas com a sua silhueta do tipo fastback, elegante e, ao mesmo tempo, impactante, graças à sua postura SUV, não prescindindo, igualmente, do muito espaço a bordo normalmente encontrado numa berlina de quatro portas.

Vincent Cobée, Diretor Geral da Citroën, afirmou: “Estamos muito satisfeitos com a oportunidade que de integrar este novo modelo na nossa gama. O ë-C4 X irá contribuir, significativamente, para o fortalecimento da Citroën e para a expansão internacional das vendas na Europa. Muitos clientes manifestaram-nos o desejo de pretender uma alternativa acessível, responsável e elegante às berlinas de dois volumes e aos SUV, já tão numerosos no segmento dos grandes compactos. Oferecemos-lhes hoje a nossa melhor interpretação destas expectativas: um conceito que representa um cruzamento de propostas, distinto e virado para o futuro, e que oferece todo o conforto, tecnologia, segurança e valor que se espera da Citroën, mas também um espaço excecional a bordo e uma grande versatilidade, com as vantagens de uma versão totalmente elétrica, sem quaisquer emissões.”

Um assumido protagonista da transição da Citroën, o novo ë-C4 X é a prova da ousadia da marca ao apostar exclusivamente no lançamento da versão elétrica em muitos dos mercados europeus onde está presente, naqueles onde os veículos eletrificados já se encontram mais estabelecidos. 

Graças ao motor de 100 kW de potência, bem como à sua autonomia até 360 quilómetros em ciclo WLTP, o ë-C4 X é o único automóvel 100% elétrico do mercado a oferecer esta inédita e apelativa combinação de design, bem como elevados níveis de conforto e habitabilidade no segmento médio de automóveis de grande consumo.

Em complemento do muito espaço disponível a bordo, o ë-C4 X é, igualmente, uma proposta incrivelmente versátil, dispondo de uma bagageira com 510 litros de volume útil que não só é capaz de responder às necessidades de uma família no seu dia a dia, bem como, por exemplo, às de condutores profissionais ou privados, assumindo-se como o parceiro ideal para as deslocações na cidade.

O novo Citroën ë-C4 X é produzido, em exclusivo na fábrica da Stellantis de Villaverde, nas imediações de Madrid, em Espanha.

UM CARÁCTER ÚNICO E DISTINTIVO

O novo ë-C4 X pertence à mais recente geração da família Citroën, oferecendo um estilo e um conceito que se destaca. Oferece algo de novo e único aos clientes que pretendem uma alternativa elegante à miríade de propostas de dois volumes e de SUV atualmente disponíveis no mercado.

O ë-C4 X destaca-se da multidão, mantendo na frente a imagem arredondada e o estilo que representa as atuais silhuetas da Citroën, sendo que quando se anda em redor da viatura percebe-se que a sua silhueta é muito diferente, muito mais dinâmica e atraente“, afirma Pierre Leclercq, Diretor de Estilo da Citroën. “Quisemos acrescentar comprimento de modo a proporcionar um conforto adicional aos passageiros atrás, bem como um volume de bagageira ampliado, de forma a ir ao encontro das necessidades dos clientes, que preferem uma bagageira mais tradicional, como a do mercado de aluguer, mas evitando uma apresentação volumosa. Esticámos, assim, cada secção o mais possível para desenhar uma linha de tejadilho do tipo ‘fastback’, que se funde, na perfeição, com o portão traseiro, descendo, depois, em redor do painel traseiro esculpido, até aos para-choques. Esta linha combina-se com uma altura de carroçaria mais elevada e ostenta uma cobertura protetora, que esconde o seu comprimento, dando a impressão de que se prolonga para a frente, num espírito desportivo“. 

Com um comprimento de 4.600 mm, o ë-C4 X encaixa, perfeitamente, na gama Citroën, entre o C4 de dois volumes (4.360 mm) e o C5 X (4.800 mm). A sua distância entre eixos de 2,67 m é idêntica à do C4 de dois volumes (ambos são baseados na plataforma e-CMP).

Visto de perfil, a linha dinâmica do tejadilho prolonga-se, elegantemente, desde o topo do para-brisas até ao painel superior do portão traseiro, criando uma silhueta de fastback bem definida, longe da aparência ligeiramente acanhada de muitos dos crossover com maior altura, enquanto a saliência traseira esconde, habilmente, o comprimento necessário para alojar a ampla bagageira de 510 litros. A aerodinâmica foi otimizada graças à linha de tejadilho fluída da carroçaria, resultando num coeficiente de arrasto de CX 0.29, que também beneficia a autonomia e a eficiência de consumos: o ë-C4 X elétrico atinge, assim, uma autonomia de 360 km em ciclo WLTP.

O painel traseiro sobre a bagageira, que se desdobra até ao para-choques traseiro, é fluido e elegante, integrando um suave spoiler na parte superior, sobre os rebordos subtis e o lettering Citroën ao centro. O painel inclina-se ligeiramente para a frente da viatura, o que reforça o olhar prestigioso do design traseiro e acentua o aspeto energético.

Os novos faróis traseiros LED característicos surgem colocados em ambos os lados da abertura da bagageira e assumem linhas esculpidas quando abertos, inserindo-se nos cantos e ao longo das laterais do modelo. Terminam em forma de seta em frente à porta traseira, o que amplifica, ainda mais, o dinamismo da silhueta.

Sob a abertura da bagageira, o para-choques traseiro é esculpido, e a saia inferior do para-choques tem acabamento preto mate para maior proteção e durabilidade. Inserções pretas brilhantes adicionam detalhe e elegância, enquanto as aberturas laterais exteriores distintivas recordam a robustez do C5 Aircross.

As suas grandes rodas de 690 mm, combinadas com a pequena projeção frontal, conferem-lhe uma postura elevada, que induz uma posição de condução mais alta, tranquilizando os condutores com a sua colocação na estrada. Protetores de arco de rodas em preto mate e saias inferiores da carroçaria com painéis Airbump®, com inserções coloridas, aumentam a sensação de robustez e de proteção.

A secção frontal ostenta a assinatura da Citroën com um design arredondado. O capô alto e horizontal é pontuado por entalhes côncavos, e os característicos chevrons cromados estendem-se a toda a largura da carroçaria, estendendo-se aos faróis dianteiros de dupla altura, utilizando a tecnologia de iluminação Citroën LED Vision para reforçar o ADN de elevado teor tecnológico do veículo e garantir a máxima visibilidade.

A saia inferior em preto mate do para-choques dianteiro está ligada aos elementos de proteção lateral e traseiros, enquanto as grelhas de entrada de ar usam um padrão “macro chevron”, semelhante ao inaugurado no Concept 19-19 e visto nos modelos mais recentes. A grelha inferior hexagonal é ladeada, de cada lado, por faróis de nevoeiro com contornos distintos.


Source link

ESCOLHER MOEDA

Advertisement

error: Content is protected !!
  • http://mediaserv33.live-streams.nl:8036/live
  • https://www.lifestyle.fm
  • LIFESTYLE FM