Cuidados a ter com a Black Friday on-line. A época de saldos atrai a atenção de compradores e retalhistas; contudo, é também uma das alturas favoritas do ano dos cibercriminosos, que não hesitam em enriquecer através de retalhistas online, criando páginas falsas que imitam as maiores plataformas de retalho e plataformas de pagamento online. Por isso temos de ter cuidados redobrados.

Durante os primeiros dez meses de 2021, os produtos da Kaspersky detetaram mais de 40 milhões de ataques de phishing a plataformas de comércio online e de e-shopping, assim como instituições bancárias. Enquanto as lojas físicas recuperaram em 2021 – após 18 meses difíceis, e o regresso dos clientes ao offline – os investigadores da Kaspersky não observaram as típicas tendências sazonais de phishing relacionadas com as compras online, tais como o afluxo significativo de páginas de phishing com ofertas demasiado generosas para serem verdadeiras, ou o crescimento de burlas associadas ao universo retalhista.

No entanto, existe uma exceção importante. Em 2021, o número total de tentativas de phishing financeiro que visava sistemas de pagamento online mais do que duplicou de setembro (627.560) a outubro (1.935.905) – um aumento de 208%. De facto, este ano assistimos à introdução de novos sistemas de pagamento em vários países devido à sua elevada conveniência. À medida que a adoção e cuidados por parte dos consumidores aumentou, os cibercriminosos começaram a explorar ativamente estes sistemas como um isco para propagar atividades maliciosas. 

Também se tem registado um aumento do número de emails spam detetados pelos produtos Kaspersky. Entre 27 de Outubro a 19 de Novembro, foi detetada uma disseminação ativa de emails de spam – 221 745 emails – que continham as palavras ‘Black Friday’.

Os investigadores da Kaspersky também analisaram quais as plataformas que foram usadas como “isco” para espalhar páginas de phishing. Os resultados mostraram que a Amazon foi a página mais consistente e popular que foi utilizada como isco, ao olhar para o número total de tentativas de phishing que referem esta plataforma. Durante o decorrer deste ano, a segunda mais popular foi a eBay, seguida pelo Alibaba e Mercado Libre.

Nº de tentativas de ataques de phishing em 2021 que utilizam plataformas de compras como isco 

“Assistimos sempre à intensificação de fraudes na altura da Black Friday. Talvez um pouco mais inesperado seja a atenção dada aos sistemas de pagamento online. Desta vez, verificámos um aumento de 208% no número de ataques que imitam as plataformas de pagamento mais conhecidas. É claro que cada nova aplicação de pagamento é vista pelos cibercriminosos como uma nova oportunidade para explorar os utilizadores”, diz Tatyana Shcherbakova, especialista em segurança da Kaspersky. 

“Portanto, para proteger os dados e finanças, uma prática segura é certificar-se de que a página de pagamento online é segura: basta confirmar se o URL da página web começa com HTTPS em vez do habitual HTTP e um ícone de um cadeado”, acrescenta Tatyana.

Para saber mais sobre as burlas associadas à Black Friday, visite Securelist.com  

Para desfrutar do melhor que a Black Friday tem para oferecer este ano, a Kaspersky recomenda os seguintes cuidados:

  • Utilizar uma solução de segurança fiável, tal como Kaspersky Security Cloud, que identifica anexos maliciosos e bloqueia sites de phishing – tanto no seu computador como no seu dispositivo móvel;
  • Não abrir anexos ou clicar em links em emails de bancos, aplicações de pagamento online, ou sites de compras, particularmente se o remetente insistir no assunto. É melhor ir diretamente ao website oficial e iniciar sessão – ou criar – na sua conta;
  • Verificar duas vezes o formato do URL ou a ortografia do nome da empresa, bem como ler as opiniões e verificar os dados de registo do domínio antes de preencher qualquer informação;
  • Desconfiar de quaisquer acordos que pareçam demasiado bons para serem verdade – e que normalmente o são. 

cover photo Photo by CardMapr on Unsplash


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