C5 Aircross Hybrid 136 new age

A Citroën apresenta um propulsor totalmente novo para o C5 Aircross. Denominado Hybrid 136, assenta na compacta e leve tecnologia Hybrid 48V, compondo-se de uma bateria de 48V, que se recarrega durante determinadas fases de condução, e por um motor a gasolina PureTech de 136 cv, desenvolvido especificamente para se adaptar a este novo sistema híbrido, conjunto acoplado a uma nova caixa de velocidades ë-DCS6 e a um motor elétrico de 21 kW.

Simples e fluida na sua utilização, esta tecnologia híbrida adapta-se perfeitamente ao muito versátil C5 Aircross. Com apenas 129 g de emissões de CO2 por quilómetro (ciclo combinado WLTP), o C5 Aircross Hybrid 136 emite menos 15% de CO2 face à versão equivalente a gasolina não eletrificada. Estará disponível por um preço inferior em cerca de 2.300 € ao de uma versão Diesel com motor equivalente e emite quase 12% menos CO2 do que esta última. 

Em complemento, permite todos os benefícios da mobilidade elétrica, do maior prazer de condução à possibilidade de circular em zonas de baixas emissões. O bloco Hybrid 136 revela-se, por conseguinte, particularmente atrativo no C5 Aircross, um SUV que se distingue das restantes propostas do seu segmento pelo seu design e atitude, bem como pelo seu conforto e modularidade únicas a bordo.

O motor Hybrid 136 completa a gama eletrificada do C5 Aircross, que inclui o propulsor Hybrid Plug-in 180 e o Hybrid Plug-In 225, propostas que representam já 40% das vendas totais do C5 Aircross. De uma forma mais geral, a nova solução mecânica permite reforçar e acelerar a estratégia de eletrificação da Citroën, hoje composta por 10 modelos: dos Hybrid aos 100% elétricos e aos Hybrid Plug-In, do AMI ao C5 X, dos automóveis de passageiros aos veículos comerciais, sempre com o objetivo de oferecer uma solução adaptada às necessidades dos clientes, mantendo os seus budgets sob controlo.

A NOVA TECNOLOGIA HÍBRIDA DE 48V EM DETALHE

Graças a esta tecnologia híbrida de 48V, os tempos de condução mista ou 100% elétrica sem emissões estão otimizados, o que se traduz num maior conforto de condução, em consumos mais reduzidos e em menores emissões de CO2. Esta tecnologia híbrida, leve e compacta, baseia-se em: 

  • Um motor a gasolina 1.2 PureTech de nova geração, especialmente desenvolvido para a hibridação (40% dos componentes são novos), com três cilindros e 1199 cm3, que desenvolve 136 cv (100 kW) às 5.500 rpm e um binário de 230 Nm às 1.750 rpm. A adoção de um turbocompressor de geometria variável e de uma corrente de distribuição contribuem para o seu desempenho e robustez. Em conformidade com a norma Euro 6.4 e funcionando de acordo com o ciclo Miller, o motor apresenta uma eficiência térmica melhorada.    
  • Um motor elétrico síncrono de ímanes permanentes, capaz de desenvolver uma potência de pico de 21 kW (28 cv) e um binário de 55 Nm. Permite que o C5 Aircross seja conduzido em modo 100% elétrico em situações de necessidade de binário reduzido, a baixas velocidades, em manobras ou em desaceleração, e auxilia o motor a gasolina nas fases de arranque. Durante a desaceleração atua como um gerador para recarregar a bateria, reduzindo simultaneamente o desgaste dos travões.  
  • Um motor de arranque por correia, alimentado a 48V, que permite fazer arrancar o motor a gasolina de uma forma rápida e reativa.  
  • Uma nova caixa de velocidades de dupla embraiagem eletrificada, designada ë-DCS6, um sistema de dupla embraiagem de 6 velocidades sem interrupção de binário, também concebido especificamente para os sistemas híbridos. As passagens de caixa são mais curtas e a condução é mais confortável. O motor elétrico, o inversor e a ECU estão todos integrados, otimizando o espaço sob o capô do motor.
  • Uma bateria de iões de lítio de 48V com uma capacidade disponível de 432 Wh, instalada sob o banco dianteiro esquerdo, sem qualquer impacto no espaço interior ou na bagageira.  

Além disso, graças a um conversor de tensão, uma parte da eletricidade produzida pelo motor elétrico de 48V é transformada em 12V para alimentar os equipamentos do automóvel. Desta forma podem existir duas redes elétricas separadas, lado a lado.

C5 AIRCROSS HYBRID 136 Ë-DCS6: ACESSO FÁCIL À MOBILIDADE ELÉTRICA

Com este novo motor híbrido, a Citroën propõe uma nova alternativa eletrificada que oferece todo o conforto de uma condução puramente elétrica, economiza combustível e reduz as emissões de CO2, mantendo, simultaneamente, os custos sob controlo.

O C5 Aircross Hybrid 136 pode ser conduzido em modo elétrico em cidade e em estrada, com um toque suave ou durante as manobras. Em cidade, esta versão híbrida pode efetuar até 50% das deslocações em modo 100% elétrico, com zero emissões e sem vibrações. Graças às vantagens da condução puramente elétrica, o bem-estar a bordo é reforçado durante as deslocações diárias em cidade ou em estrada.

A tecnologia Hybrid 48V otimiza o desempenho e o consumo de combustível do C5 Aircross, com uma poupança média de combustível de 1 litro a cada 100 quilómetros, ou seja, cerca de 15% menos do que a de um motor a gasolina PureTech 130 EAT8. De salientar que este motor é muito eficiente em condições de condução urbana, com uma poupança média de combustível de quase 30%. 

Tem também um impacto positivo nas emissões de CO2, podendo ver-se reduzidas até 15% (20 g) em relação ao motor a gasolina PureTech 130 S&S EAT8. Com 129 g/km de CO2 (de acordo o ciclo combinado WLTP e dependendo da versão), o C5 Aircross Hybrid 136 ë-DCS6 oferece a liberdade de conduzir sem constrangimentos nas zonas com restrições à circulação.

A motorização híbrida desta nova versão do C5 Aircross proporciona elevados níveis de conforto graças aos seus dois motores (elétrico e a gasolina) que funcionam em conjunto ou separadamente, de forma automática, suave e sem intervenção do condutor. Em caso de acelerações fortes, o motor elétrico fornece 9 kW adicionais (aproximadamente 12 cv), que permitem assegurar em permanência o conforto de condução, com acelerações dinâmicas.

Como a bateria se recarrega automaticamente quando o veículo desacelera, este novo motor torna a utilização quotidiana mais confortável e vai agradar aos clientes que pretendem experimentar a condução elétrica sem necessidade de recarga.

Com esta versão C5 Aircross Hybrid, a Citroën propõe uma solução de mobilidade elétrica que alia simplicidade, eficiência energética e uma experiência de conforto única a um preço comparável ao da versão diesel e com menos emissões de CO2.

A REFERÊNCIA NO CONFORTO A BORDO

O C5 Aircross Hybrid 136 ë-DCS6 mantém todas as características de conforto a bordo do C5 Aircross – suspensão e bancos Citroën Advanced Comfort®, espaço e modularidade – bem como as mesmas possibilidades de personalizações e os mesmos níveis de acabamento, Feel Pack, C-Series e Shine.

Para facilitar a utilização desta versão híbrida, o painel de instrumentos digital foi atualizado com um ecrã específico. Os condutores terão acesso a todas as informações necessárias sobre a condução híbrida diretamente à frente dos seus olhos, sem ter de desviar o olhar:  

– Tacómetro em azul para indicar uma condução 100% elétrica,

– O fluxo de energia do motor híbrido,

– Nível de carga da bateria,

– Modo de condução através de um medidor de potência (Charge, Eco, Power),

– Percentagem da distância percorrida em modo elétrico, em qualquer momento e em média.

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