A inovação é muitas vezes vista como uma força reacionária – uma resposta a um problema ou a uma oportunidade. Mas quando você considera isso de forma holística, inovação não é apenas desenvolver novas ideias. Trata-se de agir e tornar essas ideias uma realidade.

Olá, sou Hussain Almossawi e já trabalhei como Designer Sênior e Diretor de Arte em empresas como Nike, Apple, Adidas, Ford, Amazon e outras. Ao longo da minha carreira como designer e artista de efeitos visuais, tive a oportunidade única de trabalhar com muitos dos principais inovadores de hoje em algumas das minhas empresas favoritas. Por meio desses papéis, tive a chance de testemunhar como esses indivíduos pensam, como abordam os problemas e como pegam suas ideias e as transformam em ação.

Os inovadores geralmente têm uma mentalidade diferente da pessoa média. Eles veem oportunidades onde outros veem problemas. Eles não têm medo de arriscar e experimentar. E eles estão constantemente aprendendo e crescendo para que possam estar preparados para o que vier a seguir.

Clique aqui para comprar agora!

Aqui estão algumas coisas que me ajudaram ao longo do meu processo de design e inovação, independentemente do tipo de projeto em que estou trabalhando:

1. Divida um conceito em seus primeiros princípios

A inovação muitas vezes nasce do desejo de resolver um problema. Faz sentido, certo? Você vê uma necessidade em uma área específica e deseja criar uma solução que atenda a essa necessidade.

Mas um problema que muitos designers enfrentam é que eles tentam resolver o problema pelo valor de face. Eles veem uma necessidade e uma reação instantânea é encontrar uma solução que atenda a essa necessidade.

Uma das melhores maneiras de reconsiderar um problema é dividi-lo em seus primeiros princípios. Um método popular usado por inventores e grandes pensadores como Elon Musk, o método dos “Primeiros Princípios”, é uma maneira de desconstruir um produto em suas partes mais básicas e, em seguida, começar a questionar cada parte antes de reconstruí-la novamente.

Isso permite que você realmente entenda a natureza do problema que está tentando resolver, faça as perguntas certas e apresente soluções mais criativas que abordem a causa raiz, não apenas os sintomas. Muitas vezes, a inovação resultante é algo além do que qualquer um poderia esperar.

Quando trabalhei na indústria do calçado, tive a oportunidade de trabalhar em vários projetos de alto nível, bem como design para atletas de assinatura. O método dos primeiros princípios foi algo que sempre utilizamos no início de nossos projetos e processos.

Em vez de mergulhar direto nos esboços e criar ideias de como seria o futuro de um sapato em particular, simplesmente pegamos o modelo anterior desse sapato e o dividimos em todas as suas diferentes partes. Nós os colocamos em uma mesa e começamos a questionar o que cada peça faz, se realmente precisa estar lá e se poderia ser melhorada.

Como resultado, começamos a fazer perguntas mais interessantes – ou melhor, mais perspicaz perguntas. Isso levou a um melhor resultado e compreensão de tudo o que entrou no sapato. Normalmente, não apenas tínhamos ótimas ideias, mas também fazíamos perguntas que levariam a formas mais inovadoras de fabricar o sapato e reduzir nossos custos.

O método dos primeiros princípios é uma das minhas maneiras favoritas de chegar ao cerne do problema que estamos tentando resolver. Adoro como isso leva um designer a ver as coisas com uma perspectiva mais nova e fresca e oferece uma compreensão e apreciação muito maiores dos pequenos detalhes que entram em um produto.

2. Mude sua mentalidade de reação para ação

Há uma mentalidade comum que encontrei em muitos dos pensadores e líderes de hoje – gosto de chamá-la de “A mentalidade do seguidor”. Essa mentalidade pega ideias anteriores e tenta ressuscitá-las em algo novo.

Em outras palavras, esses indivíduos reagem constantemente ao mundo ao seu redor. Eles pegam o que já foi feito e tentam melhorar. Faz sentido – por que reinventar a roda quando você pode usar as ideias existentes como um trampolim para inovar ainda mais? No entanto, aderir apenas a uma mentalidade de seguidor pode levar à inovação incremental e perder outras possibilidades únicas.

A inovação de maior impacto é possível quando você muda sua mentalidade de reação limitante para ação transformadora. Isso significa assumir uma postura proativa no mundo e abordar os problemas com uma nova perspectiva.

É sobre ser curioso e aprender constantemente para que você possa ver o mundo de novas maneiras. Trata-se de correr riscos e experimentar novas ideias, mesmo que possam falhar. E é sobre ter a coragem de defender o que você acredita, mesmo quando não é popular.

Você já viu isso em jogo em alguns dos gigantes do negócio. Pense na Apple vs. Samsung nas guerras de dispositivos. Talvez meu exemplo favorito seja o famoso tênis Ultra Boost da Adidas – um design que usou paletas comprimidas para criar uma sola ultraconfortável. Quando os Ultra Boosts começaram a sair das prateleiras, os sapatos dos concorrentes começaram a surgir com a mesma aparência de design enquanto tentavam adicionar seu próprio toque a ele. Em vez de agir de acordo com o desejo do consumidor por sapatos leves e macios, eles simplesmente colocaram um novo nome e logotipo na inovação da Adidas.

Essa mentalidade pode ocorrer em um nível pessoal com equipes de design também! Já vi equipes com designers talentosos que se encontram hiperfocados em perseguir designs baseados em ideias existentes. Imagine que conceitos são perdidos quando não saímos de nossas zonas de conforto e exploramos as possibilidades inexploradas de design!

Designers e criativos precisam equilibrar a linha entre ação e reação. Temos que ser capazes de absorver o mundo ao nosso redor e processá-lo de uma maneira que nos permita ver as coisas de maneira diferente – e então agir de acordo com esses insights.

3. Viva como uma “esponja curiosa”

Adoro uma boa esponja. A capacidade de absorver muito mais líquido do que seu próprio peso e depois expandir para reter esse líquido é incrível. E é com essa qualidade que acho que todos podemos aprender quando se trata de inovação.

Você vê, para ser verdadeiramente inovador, você tem que ser curioso. Você tem que estar disposto a receber novas informações e ideias sem julgamento. Você tem que ser como uma esponja, absorvendo tudo ao seu redor.

Nossos cérebros são programados para categorizar e filtrar informações para que possamos entender o mundo. E embora isso seja útil de várias maneiras, também pode nos impedir de ver as coisas de maneiras novas e diferentes.

É muito fácil ficar isolado em nosso próprio mundinho, apenas absorvendo informações que reforçam nossas crenças existentes. Mas se queremos ser inovadores, devemos sair dessa mentalidade e nos tornar esponjas curiosas.

Então, como você faz isso? Bem, começa com uma vontade de aprender. Você precisa estar aberto a novas ideias e perspectivas, mesmo que elas desafiem suas convicções existentes. Você deve estar disposto a sair de sua zona de conforto e explorar novos territórios.

E você tem que estar constantemente aprendendo. Leia livros, ouça podcasts, vá a conferências – faça o que puder para se expor a novas ideias e formas de pensar. Quanto mais informações diferentes e diversas você receber, maior a probabilidade de você ter aqueles “a-ha!” momentos que levam à verdadeira inovação.

Aqui estão quatro etapas práticas que você pode seguir em seu próximo processo de design para ajudá-lo a cultivar a vida de uma esponja curiosa:

1. Olhe ao redor

O mundo é muito maior e mais diversificado do que você imagina. E há muitas coisas interessantes por aí, se você estiver disposto a procurá-las. Portanto, reserve um tempo para explorar os arredores e ver o que pode encontrar.

2. Tenha a mente aberta

Quando você for exposto a novas ideias, não as descarte imediatamente. Dê a eles uma chance e realmente tente entender de onde eles estão vindo. Você pode se surpreender com o que aprende.

3. Fique curioso

Se você ouvir algo que não faz sentido ou ver algo que não se encaixa em sua visão de mundo existente, não tenha medo de fazer perguntas. Quanto mais curioso você for, mais aprenderá.

4. Empurrar Limites

Você já se sentiu como se estivesse preso em uma pista? Talvez você esteja confortável com a forma como as coisas estão e não queira balançar o barco. Mas se você não ultrapassar os limites, não encontrará a verdadeira inovação. Então corra alguns riscos e veja o que acontece!

O céu é o limite quando você abre sua mentalidade para novas possibilidades. Então vá lá e comece a ser curioso! Você não vai se arrepender das ideias novas e divertidas que surgem dele.


Aumente sua criatividade com o Manual do Inovador

Essas três técnicas são algumas que sempre uso, entre outros insights que ajudaram a mudar minha mentalidade e processo para a inovação como designer.

É por isso que estou animado para anunciar o lançamento de O Manual do Inovador: Um pequeno guia para liberar sua mentalidade criativa. Este novo livro, construído com base em anos de experiência em primeira mão em algumas das principais empresas de design da atualidade, está repleto de dicas práticas, truques e exercícios para ajudá-lo a aumentar sua confiança na inovação e projetar com atenção.

Este livro é para você que já se perguntou como mudar sua mentalidade de um solucionador de problemas reativo para um gerador de ideias proativo. Quando você pode liberar sua mentalidade criativa única, você pode começar a dar vida a ideias inovadoras. O manual do inovador está disponível em Amazonas em brochura e e-book – pegue o seu exemplar e vamos começar a inovar juntos!

Clique aqui para comprar agora!


Hussain Almossawi é um designer industrial, artista de efeitos visuais e autor, que trabalhou em vários setores e em todo o mundo em consultoria para empresas como Nike, Apple, Amazon, Adidas, Intel e Ford, entre outras. Ele é um palestrante regular sobre inovação e design e lecionou em várias universidades. Em 2019, Hussain fundou a Mossawi Studios, um estúdio de design multidisciplinar especializado em criar experiências memoráveis, icônicas e ousadas.

Página oficial do livro: https://theinnovatorshandbook.com/

Fonte Link | Ler mais >>

*** Nota: Post com tradução Automática EN > PT
( pode conter alguns erros escrita ou leitura )

Para ver esta notícia em Inglês visite a nossa
versão internacional * www.lifestyle.international

ESCOLHER MOEDA

Advertisement

error: Content is protected !!
  • http://mediaserv33.live-streams.nl:8036/live
  • https://www.lifestyle.fm
  • LIFESTYLE FM