Connect
To Top

ZEST, o restaurante saudável

Chama-se ZEST, está no Algarve, mais concretamente no Pine Cliffs em Albufeira,  e está aberto não só para hóspedes como também para clientes não alojados no resort. Hoje conto-lhe tudo sobre este templo do verde, do orgânico, das super-foods e do saudável… e ainda por cima está tudo de-li-cio-so!!!

 

 

Há uma tendência crescente de aposta na alimentação saudável. Já repararam como os ecrãs dos telemóveis se enchem de pratos veganos e taças de chia, aveia e outras super-foods sempre que abrimos o Instagram ou o Facebook ou as editoras lançam cada vez mais  livros e métodos alternativos de vida saudável…?  

 

Aos poucos já todos percebemos que esta corrida desenfreada não pode continuar e é preciso fazer alguma coisa para melhorar a nossa qualidade de vida. Há quem aposte no desporto, técnicas de meditação, terapias alternativas ou quem siga regimes saudáveis que ajudem a reencontrar o equilíbrio. O vegetarianismo, longe de ser uma corrente minoritária, ganhou contornos de tendência universal. São vários os chefs – até os de estrela Michelin – que estão atentos a este movimento e incluem pratos vegetarianos nos seus menus, ou quem já aposte totalmente numa oferta sibarita sem peixe, nem carne.

 

Vegetarianismo Flexível

A grande tendência atual chama-se vegetarianismo flexível, ou seja, reduzir ao mínimo o consumo de peixe e carne, mas não eliminando-os de todo. Cá em casa seguimos este princípio há já mais de um ano e sentimo-nos muito bem. Praticamente, o consumo de peixe e carne é feito quando almoçamos ou jantamos fora, já em casa, optamos por refeições leves e saudáveis, quase sempre vegetarianas. Tudo começou para equilibrar os excessos que cometemos quando andamos por aí a testar restaurantes, e acabou por se implementar com uma boa opção e regime alimentar. Mas todos temos as nossas estórias e motivações. Tenho uma amiga que começou esta experiência vegetariana por razões de saúde (queria baixar o colesterol e desintoxicar-se) e gostou tanto, que também já embarcou no vegetarianismo flexível.

 

O pior disto tudo é quando queremos manter essa dieta saudável fora de casa. Onde ir? Acabamos quase sempre por comer uma aborrecida sopa e salada, e assim não se pode viver! Por isso, ando sempre à procura de restaurantes com uma oferta saudável. Normalmente, quando estou no Algarve adoro ir ao PURE na Quinta do Lago. Já por aqui falei deste restaurante-cafetaria com excelente oferta de saladas diferentes e pratos saudáveis. E recentemente descobri mais uma gema da comida saudável, o restaurante ZEST. Fica no Pine Cliffs e não só oferece um menu com super-food, sumos naturais, como tem também um pequeno mercadinho de produtos orgânicos e bio.

 

Gustavo Adrião, Chef  do Zest Restaurante

 

Descobri o ZEST durante a minha última estância no Pine Cliffs Resort. O restaurante abriu há menos de meio ano, no edifício Ocean Suites e tem uma decoração linda: cheia de luz, verde (até tem um jardim suspenso-vertical) e muita madeira, transmitindo a ideia de natureza e texturas orgânicas.

 

A carta tem muitas opções que se enquadram dentro da oferta vegetariana flexível, ou seja, 80% dos pratos são à base de plantas e verduras, havendo uma reduzida, mas bem selecionada oferta de carne e peixe. A cozinha está a cargo do Chef Gustavo Adrião, que assumiu um compromisso sério com a qualidade e a frescura dos produtos locais e o sabor marcante dos pratos.​

 

 

Rolos Primavera Vietnamitas 

 

 

O fio condutor das diferentes receitas é a saúde e o bem estar. A carta inclui uma boa seleção de sumos naturais e tónicos, como a mistura “Gardners Tonic” de maçã, couve, espinafre, manjericão, pepino, aipo, limão e gengibre ou o “Heart Beets” sumo de beterraba, cenoura, pêra, mação, limão e gengibre (o meu favorito).

 

No capítulo das entradas existem “Dips e Verduras”, com pasta de beringela, hummus, molho de iogurte com crudittés; “Rolos Primavera Vietnamitas”, uns crepes de arroz com camarão tigre, noodles de arroz, pepino, pimento e coentros com molho agridoce e soja. Das sopas e tartines, destaca-se o “Gaspacho de  Cereja” e o creme de “Abóbora, leite de coco e açafrão” e as tartines de  “Hummus” e “Salmão marinado”.

 

Existem vários tipos de sandwiches saudáveis, como a de “Tofu Grelhado”, a de “Mozzarella e Tomate” e diferentes tipos de taças “a Toasted Quinoa” com frango marinado com “harissa”, queijo Halloumi, legumes da horta, abacate, molho de hortelã-iogurte ou a “Curry in a Hurry” com molho de caril e grão de bico, couve-flor, espinafre, milho-baby e tempeh salteado com arroz basmati.

 

Tinha que experimentar a sopa de abóbora com coco e açafrão para saber se é tão boa como a minha… cá em casa adicionamos gengibre em vez de açafrão e também fica muito bom!

 

 

Tartine de Salmão marinado com abacate, tomate, couve marinada, ovo de codorniz, coentros e sementes de linhaça. As tartines são sandwiches abertas e recheadas.

 

 

As famosas bowls: esta veio recheada com molho de caril e grão de bico.

Uma refeição completa e cheia de proteína vegetal.

 

 

Se depois de tudo isto ainda ficar com espaço para uma sobremesa, fique a saber que a “Pannacotta de Leite de Amêndoa” é um dos bestsellers do ZEST, mas poderá ainda optar por uma fatia de “Salame de Alfarroba” que não faz tão mal como o de chocolate… ou ainda uma “Taça de Crumble de Maçã”…

 

O melhor de tudo é que o ZEST está aberto desde manhã até à 16h e é possível tomar pequeno-almoço durante todo o dia. Quem não gosta de um brunch tardio com pães locais de farinha orgânica, doces caseiros de Vale do Freixo e mel serrano ou uma Omelete de Claras, umas Panquecas de Trigo com dip de iogurte e maple sirup…??? Eu cá aparecia por lá todos os dias! 🙂

 

Um pormenor que me parecu interessante e importante: os valores nuticionais. Para quem está vigilar a ingestão de calorias, sódio e proteínas, a carta do ZEST apresenta por debaixo de cada prato a descrição do valor calórico, das gramas de carbohidratos e de sódio. Esta informação é muito útil e deveria ser obrigatória (na minha humilde opinião) em todos os restaurantes. Só assim, é possível tomar decisões informadas sobre as nossas escolhas alimentares e evitar problemas de saúde futuros.

 

 Pannacotta de Leite de Amêndoa, uma delícia com poucas calorias…

 

 

Se gosta deste tipo de alimentação ou está aberto/a a experimentar coisas novas,  não deixe de visitar o ZEST. Está aberto para pessoas que não estejam alojados no resort, por isso só precisa de avisar na receção do Pine Cliffs para onde vai, que o deixarão passar. Aproveite, e se puder complemente a sua refeição com um longo passeio pela Praia da Falésia…

 

Eu vim ao ZEST depois de uma manhã passada no Serenity Spa onde experimentei o tratamento de Hammam (por isso apareço nas fotografias com os cabelos molhados e cara de quem regressou do paraíso)… 

 O Pine Cliffs é um dos resorts de luxo com mais tradição no Algarve. Está localizado no final da extensa Praia da Falésia, quando as ravinas sobem majestosas oferecendo um espetáculo rocoso de tonalidades ocre e avermelhadas que ganham vida à medida que a luz do sol vai passando por elas. Cliffs é a palavra inglesa para falésia, e a beleza destas formações de areia e roca é algo extraordinário.  No topo das falésias e em todo o resort, – que também tem um campo de golfe e muitas outras instalações deportivas-, domina o verde. O verde intenso de um relvado meticulosamente cuidado e o verde fresco dos pinheiros mansos com mais de 5o anos de história. O acesso à praia faz-se por um elevador em madeira que nos conduz ao fundo da ravina. Lá embaixo, um caminho em madeira serpenteia a Natureza até chegar ao areal…

 

 

Créditos Fotográficos: Avenida Chique

Acompanhe o Avenida Chique no Facebook, no Instagram, no Twitter e no Google +

You must be logged in to post a comment Login

More in FOOD

Mountain View

Mountain View

error: Content is protected !!