Viagens | Travel

Uma bandeira portuguesa no Norte de África

A 21 de Agosto de 1415 era hasteada uma nova bandeira na cidade de Ceuta (situada no reino de Fez, Marrocos) idêntica à de Lisboa, nas suas cores preta e branca, mas onde foi acrescentado o brasão de armas do Reino De Portugal (símbolo que aliás ainda perdura); esta data memorável na nossa História marca o dia da Tomada de Ceuta e ponto de partida para a incrível e única Epopeia Portuguesa dos Descobrimentos.

Flag_CeutaUm pequeno país na periferia da Europa, mas o primeiro a ter as suas actuais fronteiras, com uma população escassa – a rondar um milhão de habitantes – aventurou-se mar adentro, no desconhecido, onde “daqui para a frente só há dragões” para se afirmar durante uns séculos como uma das grandes potências mundiais, controlador do comércio global, detentor do Mare Clausum, num imenso Império marítimo entre os oceanos Atlântico, Índico e Pacífico.

CeutaFez ontem 600 anos!

Ler mais > Visitar Site

Turista Acidental

Turista Acidental

Antes de escrever e fotografar, a minha alma nómada já me fazia andar de um lado para outro. Fui cigana, por eles “adoptada”, e com eles andei entre 1982 e 86. Destas andanças resultou o livro “Filhos da Estrada e do Vento”, uma recolha de contos, ouvidos em muitos serões à roda da fogueira, e um documentário para a televisão, uma série de 4 episódios sobre a vida e costumes deste povo. Seguiu-se uma curta carreira de arqueóloga. O meu sonho, na altura, era ser Egiptóloga… mas não passei das planícies alentejanas e do norte de Itália.
Em 1992 comecei a escrever e fotografar sobre viagense colaborei com várias revistas como a Máxima, Grande Reportagem, Fortuna, Volta ao Mundo, Activa, Exame, Viagens, etc. Na Visão iniciei a secção das Viagens da revista. Em 95 lancei a “Rotas e Destinos”, como editora. Em 2000 resolvi lançar as minhas próprias revistas,“B de Brasil”,exclusivamente sobre o Brasil e a HS- Hotéis de Sonho.
Em 2009 deixei as edições em papel e comecei a dedicar-me ao online com a criação da turistacidental.com,onde dou dicas das coisas boas que há pelo mundo fora.
Turista Acidental
Uma bandeira portuguesa no Norte de África

Most Popular

To Top