Connect
To Top

Um crossover de luxo para a família

Um crossover de luxo pensado para a família? O novo RX L abre novas dimensões em termos de conveniência e do interesse dos clientes em relação a este crossover de luxo da Lexus como primeiro modelo de sete lugares da marca a ser oferecido na Europa.

Este importante complemento à gama RX responde às prioridades das famílias para uma versatilidade integrada que proporciona lugares adicionais quando for necessário graças a uma terceira fila de dois bancos individuais e a um espaço de carga prático e facilmente adaptável.

Fiel aos princípios da Lexus de superior perícia artesanal e hospitalidade omotenashi, o RX L foi projetado com critérios bem definidos, com uma alongada secção traseira da carroçaria que garante que não há nenhum compromisso em termos de conforto ou de qualidade para qualquer ocupante a bordo. Da mesma forma, todos os pormenores foram levados em linha de conta para permitir que os lugares adicionais pudessem ser utilizados de forma muito intuitiva e que fossem tão luxuosos e acolhedores quanto o resto do veículo.

O seu funcionamento eléctrico permite que os bancos mais recuados sejam levantados ou rebatidos através de um toque num botão e o revestimento dos estofos em pele fina é fornecido de série, juntamente com um novo sistema de ar condicionado de três zonas, com comandos independentes para os ocupantes da terceira fila.

A extensão da carroçaria do RX foi feita sem prejuízo do design elegante do veículo, do seu perfil do tipo coupé ou da sua muito boa manobrabilidade.

O Lexus RX tem uma orgulhosa história de inovação, tendo aberto o caminho para um novo segmento de crossover de luxo quando foi lançado há 20 anos. Com a apresentação do RX 400h em 2005, foi também introduzido, pela primeira vez, o sistema eletrificado “Self-charging Hybrid” no segmento dos automóveis premium, deixando a Lexus numa posição privilegiada para assumir a liderança da tecnologia híbrida entre os fabricantes de luxo.

Com mais de 2,7 milhões de vendas globais até ao momento, o RX estabeleceu-se como veículo de classe mundial no centro da gama de modelos da Lexus. O novo RX L fortalecerá ainda mais a sua posição no mercado como veículo que atende aos principais requisitos das famílias modernas no segmento de automóveis premium.

Além das mudanças de design e das alterações feitas para serem instalados os dois bancos adicionais, o RX L partilha os mesmos comprovados atributos fortes em termos de prestações, motorização, dinâmica do chassis e recursos do equipamento dos modelos RX de cinco lugares, conforme detalhado nos capítulos deste comunicado mais adiante.

Em alguns veículos de sete lugares a acomodação extra é meramente adicionada à versão de cinco lugares, mas esta é uma solução que pode gerar um habitáculo apertado. Fiel ao conceito omotenashi, a Lexus usou um design e conceito geral engenhosos para garantir que os dois bancos da terceira fila são confortáveis de usar e permitem um fácil acesso.

Embora o RX L mantenha o perfil semelhante ao de um coupé que conhecemos no RX de cinco lugares, o espaço adequado para os ocupantes da terceira fila foi garantido através de um ângulo do óculo traseiro um pouco mais inclinado. O assento da segunda fila foi elevado de modo a que também haja um bom espaço para os pés dos passageiros da terceira fila. Estes bancos são ideais para crianças em qualquer viagem e confortáveis para utilizadores adultos em trajetos mais breves.

O acesso à terceira fila foi facilitado através de um controlo de alavanca de um toque na parte externa dos bancos da segunda fila, que inclina as costas dos mesmos para a frente e desliza o banco suavemente para criar uma zona de passagem. Um degrau no piso orienta o passageiro no seu acesso e o desenho do banco não tem quaisquer patilhas ou mecanismos que possam prender roupas ou causar um tropeção aquando da entrada ou saída do veículo.

Os bancos da segunda fila têm uma partição 40:20:40 e, graças ao design alongado do RX L, podem ter a sua posição ajustada ao longo de um deslizamento de 150 mm – mais do que em qualquer outro SUV de sete lugares atualmente no mercado.

Os bancos da terceira fila são equipados com uma consola com dois porta-copos. Os comandos do ar condicionado de três zonas com regulação independente para aquecimento e refrigeração encontramse junto do banco esquerdo.

Além de serem confortáveis, os bancos da terceira fileira do novo Lexus RX L são fáceis de colocar na posição para serem ocupados – basta pressionar um botão nos bancos da segunda fila ou na bagageira para que sejam colocados na vertical ou deitados no piso.

Quando os bancos são rebatidos, o espaço de carga fica com um piso plano que se estende ao longo de 1067 mm de comprimento. Uma cobertura de chapeleira retrátil mantém a bagagem fora do alcance visual; quando não é necessária, esta unidade de cobertura pode ser guardada num espaço próprio abaixo do piso da bagageira.

Para facilitar ainda mais o carregamento e descarregamento de bagagens, o RX L está disponível com um portão traseiro elétrico com sistema de sensor “sem-toque”, para que possa ser aberto simplesmente com um gesto de mão ou cotovelo, quando o sistema deteta que o utilizador tem consigo a chave inteligente do veículo.  

Design exterior e interior

No seu compromisso de produzir uma versão de sete lugares confortável e prática do seu bemsucedido crossover RX, a Lexus decidiu criar o que é efetivamente uma carroçaria específica, em vez de tentar trabalhar dentro das limitações impostas pela versão de cinco lugares.

A sua decisão foi a de projetar uma nova extremidade traseira para este modelo, estendendo o comprimento para trás do eixo traseiro. Embora seja apenas 110 mm mais comprido, o RX L aproveita ao máximo o espaço adicional para garantir que todos os ocupantes a bordo possam viajar confortavelmente e que os lugares da terceira fila tenham acesso fácil e espaço generoso para as cabeças e as pernas.

A altura disponível nos bancos traseiros foi beneficiada pela decisão de tornar o ângulo do óculo traseiro um pouco mais inclinado, para que a linha interior do tejadilho seja mais alta na parte de trás do carro. Ao mesmo tempo, os designers tiveram o cuidado de não desvirtuar o perfil distinto de coupé do RX e o efeito de teto flutuante criado pelos pilares traseiros escurecidos.

A atenção cuidada com os detalhes chegou mesmo ao ponto de definir a colocação do motor do limpa para-brisas traseiro que passou da parte de cima para a parte de baixo para maximizar o espaço livre ao nível da cabeça dos ocupantes.

A dianteira do RX L é caraterizada por uma interpretação poderosa da grelha fusiforme assinatura da Lexus, inserida numa estrutura cromada e flanqueada por faróis LED – numa formação em triplo ‘L’ e grupos óticos de faróis de nevoeiro/de curva LED nas versões mais ricas de equipamento.

A forma em fuso da grelha surge igualmente no design da traseira, conferindo ao veículo uma aparência equilibrada e coerente. Os grupos ópticos traseiros LED em forma de L estendem-se para a frente a partir do portão para os flancos, enfatizando a ampla largura do veículo e dando uma ampla difusão de iluminação.

Entre os detalhes interessantes destacamos os limpa-lava-faróis embutidos à face bem como as funções de iluminação e de acesso inteligente incorporadas nas maçanetas externas.

O comprimento total do RX L é 110 mm maior do que o RX de cinco lugares (comprimento total: 5000 mm), para garantir o conforto adicional para a terceira fila de bancos. A altura total foi aumentada para  1700 mm e a largura mantida em 1895 mm.

Os alargamentos dos flancos dianteiros e traseiros acentuadamente afunilados acrescentam músculo ao aspeto do RX L, enquanto a secção principal da carroçaria exibe um formato de diamante que flui da grelha dianteira até ao portão traseiro. A esculpida linha de cintura tem uma aparência tridimensional ao longo do seu trajeto pelo perfil do veículo, correndo logo acima dos faróis traseiros, através das portas laterais e gentilmente dividindo o espaço entre os faróis e a grelha.

O design do habitáculo estabelece um equilíbrio entre funcionalidade e luxo, com materiais refinados que exalam qualidade de construção e aptidões artesanais. O ambiente consegue ser simultaneamente espaçoso e intimista, com elevados níveis de conforto para condutor e passageiros.

Os bancos do RX L foram desenhados para oferecer suporte e conforto com um design ergonómico e detalhes de qualidade que incluem um padrão de pesponto vertical distinto e durável. O padrão de acolchoado nas costas dos bancos dianteiros coincide com o dos frisos dos painéis das portas.

Está disponível uma gama de revestimento dos bancos, cores e acabamentos, em pele lisa fornecida no nível Executivo nas cores: Preta, Topaz Brown, Noble Brown e Marfim. De acordo com a escolha de estofos, o forro do teto pode ser em cinza ou marfim, enquanto os acabamentos das inserções são na cor preta. A pele semi-anilina é utilizada nos níveis mais elevados de equipamento, na cores Preta com: marfim, ou Topaz Brown, ou Rich Cream, ou ainda com Noble Brown. O efeito de qualidade é reforçado com inserções em alumínio e em madeira escura com detalhes gravados a laser. Uma técnica executada por artesãos da Yamaha que também trabalham em pianos e guitarras de qualidade superior de concerto, que revela uma subcamada de alumínio para criar padrões perfeitos.

Source link

More in AUTOMOVEL

  • BMW X2 – O Crossover desportivo

    Apresentado internacionalmente no nosso país no passado mês de Fevereiro, tivemos agora oportunidade de experimentar o novoCrossover compacto da marca de Munique. Ressalvando...

    thebblogcom ssMay 9, 2018