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Seis conselhos para uma postura mais saudável

Mochilas pesadas, muitas horas ao computador e hábitos sedentários são algumas das justificações apontadas por Luís Teixeira, cirurgião ortopédico e presidente da associação Spine Matters.

Os portugueses revelam uma tendência cada vez maior para procurar ajuda para as dores frequentes que sentem nas costas. O problema que, anteriormente, era associado a faixas etárias superiores e a maleitas próprias da idade que o justificavam, está hoje relacionado com um estilo de vida predominantemente sedentário e, por isso, de promoção de uma postura incorrecta na maioria das tarefas do dia a dia. O alerta é feito pela Associação Spine Matters, no âmbito do Dia Mundial da Coluna.

Segundo Luís Teixeira, os portugueses estão mais conscientes e preocupados, havendo uma maior procura de aconselhamento médico voltado para este problema. “A procura de ajuda especializada e o seu aumento revela uma mudança de mentalidades gradual mas muito positiva, que já não deixa chegar a um ponto de ruptura uma condição que poderia ter sido gerida de outra forma. E, quanto mais cedo se alterarem hábitos e, nos casos necessários, se visitar um especialista, melhor. Atualmente, as dores nas costas já representam a segunda causa em Portugal de visitas ao médico, e o primeiro motivo de absentismo laboral. Contudo, sabemos e está mais do que comprovado que a maioria dos problemas de coluna são evitáveis”.

Como prevenir? Seis conselhos do ortopedista Luís Teixeira para ter uma postura mais saudável no trabalho:

  1. Se trabalha longas horas frente ao computador sente-se com os joelhos ligeiramente mais altos do que as ancas, coloque o monitor ao nível dos olhos e os cotovelos ao nível da mesa;
  1. Se tem por hábito transportar objectos pesados, opte por segurá-los junto ao corpo e divida a carga equilibradamente dos dois lados de forma a não sobrecarregar tanto a coluna;
  1. Faça intervalos de 10 minutos de 50 em 50 minutos para circular e aliviar a pressão nas costas e a tensão acumulada nos ombros e zona cervical;
  1. Faça alongamentos, sobretudo ao nível dos braços, pescoço e costas;
  1. Use um tapete para o rato com suporte para o pulso de forma a prevenir tendinites e prefira cadeiras com apoios de braços;
  1. Fora do emprego pratique Yoga ou Pilates de forma a melhorar a sua postura, fortalecer os músculos abdominais que ajudam a suportar a coluna e aumentar a sua flexibilidade.

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RP ModaLisboa e consultor de comunicação
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