Viagens curtas ou longas com o novo ë-C4. O novo ë-C4 oferece um compromisso tecnológico ideal, com uma solução de carregamento acessível e adequada para responder às necessidades dos condutores. O ë-C4 combina uma bateria de 50 kWh, economicamente mais acessível e mais leve, com uma potência de carregamento em corrente contínua de 100 kW, que oferece uma velocidade de carregamento superior à da maioria dos seus concorrentes.
Com uma autonomia de 357 km (ciclo WLTP), o novo ë-C4 permite gerir as deslocações diárias ao longo de todo o ano e abordar com tranquilidade as viagens mais longas, com a aplicação Charge My Car, que permite planear, em grande parte do território europeu, as viagens e localizar os pontos de carregamento ao longo do percurso definido, entre os 300.000 pontos de carregamento compatíveis hoje disponíveis na Europa.
No primeiro trimestre de 2022, o ë-C4 é líder no segmento dos compactos elétricos nos mercados de França e Espanha e o segundo mais vendido em Portugal e nos Países Baixos, e já representa 35% do total de vendas da gama C4.
Na transição para a realidade elétrica estamos a mudar as nossas formas de pensar e a adotar outros hábitos: escolher uma bateria de dimensão razoável, menos dispendiosa e com uma elevada capacidade de carregamento, para poder recarregá-la de forma rápida e mais frequente, evita as penalizações permanentes decorrentes de uma bateria mais pesada e cara, cuja autonomia total é raramente utilizada. O processo é facilitado pelo crescimento da rede de carregamento (em especial na proximidade das autoestradas) e pelas ferramentas de planeamento de rotas.
O novo ë-C4 foi concebido para facilitar quer os trajetos mais curtos do dia-a-dia, quer as viagens mais longas, e dispõem dos atributos necessários para permitir aos seus clientes enfrentar com confiança ambas as situações:
- Uma dimensão de bateria contida, que implica menor peso e consumos mais reduzidos;
- Tempos de carregamento otimizados graças à capacidade de carregamento em corrente contínua, numa carga rápida de 100kW;
- Um consumo de energia elétrica melhorado graças às evoluções como a bomba de calor, a adição de um sensor higrométrico e a otimização do sistema de transmissão.
Recargas rápidas e mais frequentes
O ë-C4 oferece uma abordagem adequada na transição para a realidade elétrica. Em vez de se ter de transportar constantemente uma bateria pesada e cara, é mais vantajoso contar com uma bateria otimizada que recarregue mais rapidamente. Trata-se de reaprender a forma como viajamos. Por mais surpreendente que possa parecer, quando se percorre longas distâncias é mais eficaz parar com mais frequência e em períodos curtos do que fazer paragens muito longas. Isto é explicado pela curvatura de carga que, numa viatura elétrica, diminui à medida que o nível da bateria aumenta.
Seguem-se alguns exemplos de tempos de percursos ao volante de um ë-C4*:
Percurso | Quilómetros | Tempo de condução | Número de paragens para carregamento | Duração da paragem para carregamento | Tempo de trajeto total | Tempo adicional* (min) |
Paris – Le Havre | 198 | 1h58 | 0 | 0 min | 1h58 | 0 min |
Lyon – Marselha | 314 | 2h47 | 1 | 26 min | 3h13 | 10 min |
Bordéus -Marselha | 408 | 3h52 | 2 | 20 min | 4h32 | 20 min |
Paris – Bordéus | 568 | 5h40 | 4 | 15 min | 6h40 | 25 min |
Paris – Brest | 598 | 5h55 | 4 | 17 min | 7h03 | 30 min |
* Comparação com versão térmica, integrando as pausas recomendadas a cada 2 horas.
Source link
The Gentleman | www.thegentleman.pt
The Gentleman by João Jacinto. Moda Masculina, Lifestyle e Cultura.
Um diário de viagem ao mundo masculino da moda e lifestyle. Tudo o que um homem deve saber.