Connect
To Top
Holmes Place

GENETICNUTRITION NA PERSPETIVA DA SAÚDE

Os seus genes, assim como a sua dieta alimentar, podem influenciar diretamente a sua saúde. Desvende o segredo dos seus genes através do GeneticNutrition.

Desvendar os segredos do genoma humano tem proporcionado novas oportunidades para compreender como o organismo humano responde ao meio ambiente, na saúde e na doença.

O funcionamento dos organismos vivos depende da disponibilidade de nutrientes presentes na alimentação. Um d os mecanismos de adaptação é a regulação do genoma, dependendo dos nutrientes.

Embora os nutrientes possam influenciar o desenvolvimento de um fenótipo particular, o mecanismo oposto também deve ser considerado: ou seja, a resposta a um nutriente específico determinada pelo genótipo do indivíduo. A interação nutriente-gene é, portanto, complexa e bidirecional.

É de conhecimento generalizado que nem todos os indivíduos respondem à terapia nutricional da mesma maneira nem com a mesma intensidade.

Uma melhor compreensão de como o genótipo influencia a resposta a nutrientes pode permitir que a eficácia dos nutrientes seja medida com maior precisão.

O que contém o genoma humano?

O genoma humano contém aproximadamente 2,9 bilhões de nucleotídeos ou 30.000 genes, parte dos quais envolvidos em regulamentações metabólicas.

A vantagem dessa plasticidade é principalmente a adaptação do organismo a condições extremas, como a fome ou a escassez de alimentos. A desvantagem é que uma condição extrema, como abundância ou excesso de nutrientes, pode induzir uma patologia para genótipos específicos. Sabemos hoje em dia que as dietas ricas em lípidos e carbohidratos estão ligadas à obesidadediabetes mellitus não insulino-dependente e hiperlipidemia.

Há muito se suspeita que “one size doesn’t fit all” – o mesmo não se aplica a todos – em termos de determinar a dieta ideal para um indivíduo. Nos últimos anos, diversos estudos sobre interações gene-dieta e o surgimento da nutrigenética conseguiram demonstrar a verdade deste provérbio.

O objetivo da nutrigenética é adicionar um nível de personalização à dieta prescrita, ajustando-a de acordo com a variação genética. A análise nutricional estuda genes envolvidos principalmente no metabolismo e transporte de nutrientes, remoção de toxinas e proteção contra a oxidação. De acordo com o padrão particular de variação genética, é possível oferecer um aconselhamento personalizado que contém recomendações sobre modificações na dieta e no estilo de vida para atingir metas específicas de nutrição e exercícios com base na genética.

O que analisa o GeneticNutrition?

Assim, o GeneticNutrition analisa o perfil genético individual, associado à predisposição de ganho de peso, sensibilidades nutricionais, controle de apetite e saciedade, entre outros. Este programa Holmes Place composto por um teste genético e o acompanhamento por nutricionistas permite melhorar e otimizar uma dieta equilibrada e saudável.

Thordis Berger

CMO – Chief Medical Officer – Portugal

Glossário

DNA: Ácido Desoxirribonucleico; é uma molécula presente no núcleo das células de todos os seres vivos e que carrega toda a informação genética de um indivíduo;

Genoma: conjunto de informação hereditária de um organismo que está codificado no seu DNA;

Fenótipo: são as características observáveis;

Exemplos de fenótipo são o formato dos olhos, a tonalidade da pele, cor e textura do cabelo, entre outros. Podemos pensar em dois irmãos com a mesma tonalidade de pele. Porém, um deles vive perto da praia, exposto a muito sol durante todo o ano e tem a pele mais morena. Já o irmão que vive num país nórdico tem a pele mais clara, determinada pelo meio onde vive. Por isso, o fenótipo é, sobretudo, resultado da interação do genótipo com o ambiente.

Genótipo: são as características internas à constituição genética do indivíduo, ou seja, o conjunto de cromossomos herdado dos pais. O genótipo, em conjunto com as influências ambientais, determinará seu fenótipo (características externas):

genótipo + ambiente → fenótipo

Nucleotídeos: são os blocos construtores dos ácidos nucleicos, como o DNA

Nutrigenética: é a ciência que estuda o efeito da variação genética em resposta à dieta

Genes: são partes de DNA; são responsáveis por carregar as informações necessárias para que as nossas características se expressem. Ao conjunto de genes dá-se o nome de genótipo.

Referências Bibliográficas:

Mutch DM, Wahli W, Williamson G. Nutrigenomics and nutrigenetics: the emerging faces of nutrition. Faseb J. 2005;19:1602–1616. doi: 10.1096/fj.05-3911rev. [PubMed] [Cross Ref]

Ordovas JM. Nutrigenetics, plasma lipids, and cardiovascular risk. J Am Diet Assoc. 2006;106:1074–1081. doi: 10.1016/j.jada.2006.04.016. [PubMed] [Cross Ref]

Ordovas JM, Mooser V. Nutrigenomics and nutrigenetics. Curr Opin Lipidol. 2004;15:101–108. doi: 10.1097/00041433-200404000-00002. [PubMed] [Cross Ref]

More in BELEZA