Connect
To Top

Mercedes-Benz A200 7G-DCT

A dieselização do nosso mercado, é um fenómeno que se encontra em gradual mutação, muito por culpa de modelos como este Mercedes classe A200 !

Quando ensaiei o novo A180d em Junho passado, não me cansei de lhe dirigir elogios, pelas inúmeras qualidades apresentadas.

Quer exteriormente, quer sobretudo a nível interior, o modelo de acesso à marca, exibe uma tal evolução, que deixa os seus principais concorrentes alemães em muito maus lençóis.

E nem com um preço inicial superior a 32.000€, sendo fácil de elevar acima dos 40.000€ com alguns extras como; tecto panorâmico, pacote ‘premium’ e pacote AMG, deverá este novo modelo Mercedes ter quaisquer dificuldades em bater records de vendas!
O sobejamente fiável motor 1.5 diesel de origem Renault revisto para 116cv em conjugação com a caixa de 7 velocidades de dupla embraiagem, garante boas performances e consumos contidos, sendo este, muito provavelmente, o factor decisor na hora de avançar para a compra de um 180d.

Agora…

E se eu lhe disser que pelo mesmíssimo preço, ou em boa verdade, até por um pouco menos, a Mercedes disponibiliza o A200, equipado com um motor 1.332cm3 turbo a gasolina, com quase mais 50cv de potência e a um mundo de distãncia em termos de performance, permitindo ao excelente chassis deste novo A, brilhar de uma forma completamente diferente?

Já tenho a sua atenção?

Pois é verdade…

Com preços a começar nos 31.000€, o A200 equipa com um pequeno e ultra suave 1.4 turbo a gasolina, capaz de disponibilizar 163cv às 5.500rpm e um binário máximo de 250Nm logo às 1.620rpms, tornando-o num bloco com imensa disponibilidade e alegria para acelerar! E cuidado com os pontos na carta, pois a facilidade com que ganhamos velocidade é mesmo muita e rapidamente circulamos para lá dos limites legais.

Tanto, que este A200 cilindra as performances do ‘mano’ diesel com 225km/h de velocidade máxima, enquanto cumpre os primeiros 100km/h desde parado em 8.0segundos!

Todo este fulgor é acompanhado por uma nota de escape que só peca por ser demasiado filtrada, mesmo quando em modo ‘Sport’.

A caixa de dupla embraiagem 7G-DCT casa na perfeição com este bloco… Sem pausas, sem hesitações, obedecendo de imediato às nossas solicitações, transmitidas através das patilhas colocadas por trás do volante.

A condução ganha rapidamente ritmos muito rápidos e nas curvas que percorrem a Serra do Caldeirão, pude desfrutar de um A completamente diferente daquele que vos dei a conhecer em vídeo.

Com um ‘lag’ absolutamente desprezível, o ‘on&off’ no pedal da direita, é acompanhado por um ímpeto imediato em ganhar velocidade, de uma forma com a qual o modelo 180d só pode aspirar em sonhos!

Demonstrando um adornar de carroçaria mínimo, graças aos dois níveis elegíveis de dureza da suspensão e uma postura muito neutra, foi possível levar a cabo uma condução com o seu ‘quê’ de desportividade… Pelo menos até aos travões começarem a apresentar alguma fadiga… Convirá referir que as temperaturas rondaram os 33graus nos dias do ensaio, elevando assim o grau de exigência para a mecânica.

Ainda assim, que carro tão melhor e tão mais entusiasmante de conduzir!

Fiquem ainda sabendo que, por preços a partir de 47.000€, existe o modelo A250 com 224cv, tendo a Mercedes apresentado recentemente o A35 AMG com 306cv… Mas a loucura não fica por aqui, pois o substituto do modelo ’45’ está já na forja e fala-se num valor final de 400cv…. num classe A!!

Voltando ao objecto deste ensaio…
Perante um carro tão melhor, com um preço ligeiramente inferior… porque hã-de continuar as pessoas a preferir o modelo diesel?

As respostas dividem-se e as razões multiplicam-se.

Se por um lado, a óbvia diferença no preço p/litro de combustível de quase 0.20€ deixará afastados muitos dos potenciais interessados no modelo a gasolina, não deixa de ser verdade que por outro lado, o défice de quase 50cv, deixará igual número a ‘pensar melhor’.

Em termos de consumos, posso afirmar com toda a certeza que, na esmagadora maioria das situações, em particular em viagens mais longas com cruzeiros estabilizados, as diferenças no consumo médio são inferiores a 1.0l/100, sendo também verdade que se acentuam numa progressão geométrica quando os andamentos sobem de tom.

A fundo, um 180d nunca gastará tanto quanto um A200 em situação similar, mas também não nos esqueçamos que o retorno emocional quando em modo ‘a fundo’,é incomparavelmente superior no modelo movido a gasolina!

A somar a isto tudo, movemo-nos num universo de compradores que se dispõe a pagar, muitas vezes, acima de 40.000€ (como no caso dos 180d e 200 que pude ensaiar) por um hatchback ‘premium’.

Estamos pois perante um tipo de cliente com um poder de compra elevado e para o qual esta gestão orçamental em termos de combustível poderá resultar menos relevante.

Mercedes A200 com 163cv a gasolina por 31.000€ ou A180d com 116cv a gasóleo por 32.500€?

A minha escolha está feita… E a sua?

Ler mais by

More in AUTOMOVEL

  • Abarth 695 Rivale – SpeedBoat!

    Quando se anuncia um ‘price tag’ superior a 38.000€ por um ‘pocket rocket’ com 3.60m de comprimento, das duas uma: Ou...

    The Car LoungeNovember 6, 2018
  • Bentley Bentayga V8

     Vídeo Bentley Bentayga V8 com mais um trabalho fotográfico de excelência, créditos de João Meneses Photography Apoios: Boutique dos Relógios Tróia...

    The Car LoungeOctober 25, 2018
  • Um requinte único numa condução segura

    Estilo escultural e proporções inéditas, com inovações exclusivas e um requinte único, e dispondo de uma versão 100% eléctrica, o DS...

    The GentlemanSeptember 16, 2018
  • Uma promessa de sensações intensas

    Uma promessa de sensações intensas. O mês de novembro marcará a chegada ao mercado nacional do novo PEUGEOT 508, uma proposta...

    The GentlemanJuly 10, 2018
  • Mercedes-Benz Driving Experience

    Já alguma vez pensaram em levar um carro ao limite das suas capacidades?!…certamente!! Mas depois são possuídos pelo sentimento de que...

    thebblogcomJuly 2, 2018
  • Um crossover de luxo para a família

    Um crossover de luxo pensado para a família? O novo RX L abre novas dimensões em termos de conveniência e do...

    The GentlemanJune 13, 2018
  • BMW X2 – O Crossover desportivo

    Apresentado internacionalmente no nosso país no passado mês de Fevereiro, tivemos agora oportunidade de experimentar o novoCrossover compacto da marca de Munique. Ressalvando...

    thebblogcomMay 9, 2018