Internacional

Patrono de Arte Montblanc edição 2017

A Montblanc tem reconhecido, à mais de 25 anos, a inestimável contribuição dos mecenas contemporâneos das artes com o seu prestigiado Prémio Montblanc de la Culture , uma parte central do seu compromisso contínuo de se empenhar ativamente na promoção das artes e da cultura. Em 2017, este prémio será atribuído em 17 países em todo o mundo. Cada ano, para coincidir com o prémio, um instrumento de escrita de edição limitada inspirado num patrono histórico das artes é comissionado para honrar os contemporâneos.

A Patrono de Arte Montblanc edição 2017 homenageia a Scipione Borghese, o cardeal italiano considerado um dos maiores patronos e coleccionadores de arte barroca romana durante o século XVII. Scipione Caffarelli Borghese (1577 – 1633) tornou-se um dos homens mais ricos de seu tempo depois do seu tio, Camillo Borghese ter sido eleito papa – Paulo V – em 1605 e o ter nomeado cardeal e chefe dos assuntos governamentais do Vaticano.

Empenhado nas finanças tanto do papado como da família Borghese, Scipione Borghese promoveu generosamente as artes plásticas e montou uma das colecções de arte mais valiosas e significativas na Europa. As peças da coleção são exibidas hoje no Louvre em Paris, no Castelo de Windsor em Londres e na Villa Borghese em Roma. Sob o patrocínio de Borghese, artistas como o pintor Caravaggio prosperaram e escultor Bernini criou peças inovadoras que se tornariam as primeiras pedras de toque do estilo barroco.

A Patrono de Arte Edição Homenagem a Scipione Borghese homenageia este grande patrono de arte com detalhes de design lembrando a sua paixão pelas artes e o legado que vive em hoje através das obras colecionadas por Scipone.

A colecção de arte da Villa Borghese em Roma serve como um monumento à decoração interior romana e abriga uma das melhores coleções de escultura barroca do mundo.

A decoração e as obras-primas da opulenta Galleria Borghese também servem de inspiração á Patrono de Arte de Montblanc Homenagem a Scipione Borghese Edição Limitada 4810 com seu corpo de granito espelhando os pisos de mármore multicolorido das salas grandiosas. Os ornamentos e o padrão gravados no tampão e em torno do corpo deste instrumento de escrita emulam os motivos antigos vistos no vaso de Borghese. Uma vez exposto no piso térreo da galeria, este vaso monumental ricamente decorado com uma decoração escultural é hoje um dos destaques do Louvre.

A forma superior da tampa, coroada com o emblema Montblanc de resina preciosa preto e branco é uma reminiscência do chapéu de um cardeal, enquanto o corpo é elegantemente terminado com um carneol vermelho adornado com o retrato de Borghese, uma reminiscência de uma das moedas antigas com o rosto do cardeal. O desenho do clip da caneta de aparo é inspirado no parque encantador da Villa Borghese com os seus antigos pinheiros. O clipe criado artisticamente traz à mente os ramos destas árvores colossais antigas, coroado por um quartzo esfumaçado. Em ouro sólido revestido de rutênio é enriquecido com uma gravura da família.

Coleccionar tesouros era um passatempo elegante para os indivíduos mais ricos da época que possuíam frequentemente os armários extravagantes das curiosidades que simbolizam o seu poder e posição. Armários de curiosidades eram coleções enciclopédicas de raridades arqueológicas, relíquias históricas ou antiguidades, alojadas num armário que era um pedaço de mobiliário altamente ornamentado, muitas vezes com desenhos incomuns e compartimentos secretos.

O mundialmente famoso gabinete Borghese-Windsor, que pertencia ao papa Paulo V Borghese e à família Borghese antes de ser adquirido em 1824 pelo rei George IV para o castelo de Windsor, inspirou o desenho de duas Edições Artesanais. Limitada a 89 peças como referência para a escultura de Bernini de 89 polegadas Rape of Proserpina, o Montblanc Patrono de Arte Homenagem a Scipione Borghese Edição Limitada 89 é uma obra-prima de estilo barroco com a tampa esqueletizada em champanhe ouro evocando o parque Villa Borghese e um clipe Embelezado com um vermelho brilhante gota de água em forma de granada de Moçambique.

Assim como um gabinete de curiosidades com suas gavetas coloridas e compartimentos com brilhantes mármores coloridos e incrustações, o barril de ouro Au 750 esqueletizado é incrustado com lapislázuli, marfim de mamute, casca de paua e osso de dinossauro fossilizado.

Limitado a apenas três peças em referência aos três andares da Galeria Borghese, uma segunda variação deste instrumento de escrita apresenta muitas curiosidades excepcionais. O corpo esqueletizado em ouro rosa da Montblanc Patrono de Arte Homenagem a Scipione Borghese Limited Edition 3 apresenta um embutimento em âmbar com uma inclusão de insetos pré-históricos. Um compartimento do lado da tampa pode ser aberto como um gabinete real para revelar um crânio gravado em marfim de mamute no interior.

O corpo esqueletizado é incrustado com um emparelhamento colorido de jade, olho de boi, opala e coral fossilizado. Uma granada vermelha intensa adorna a base do cone; Enquanto coroando esta edição preciosa, o emblema Montblanc no topo da tampa com diamantes e o clipe semelhante a um ramo termina com um diamante em forma de gota de água.

Para acompanhar estes quatro instrumentos de edição limitada edição, a Montblanc criou dois pares de botões de punho de edição limitada e com referências de design inspirado no legado de Borghese. Limitado a três peças, um par de botões de ouro rosa oval é incrustado com âmbar com um inseto fossilizado para evocar as curiosidades do cardeal recolhidas durante a sua vida. Somente o âmbar o mais raro foi usado, e estima-se ter entre 40 e 50 milhões de anos.

O mecanismo de fecho unicórnio apresenta uma pérola de ônix na extremidade oposta do âmbar. Um segundo par de botões de punho circulares é projetado em torno de moedas de prata antigas emolduradas em ouro rosa. Cada moeda é certificada e autêntica da época romana e grega. Porque cada moeda é única, a forma e a moldura do botão de punho é diferente fazendo cada um dos 10 conjuntos verdadeiramente excepcional.

Ler Mais > Visitar Site

Gentleman´s Mail
Follow

Gentleman´s Mail

Fundador at Gentlemans Mail
RP ModaLisboa e consultor de comunicação
Gentleman´s Mail
Follow

Latest posts by Gentleman´s Mail (see all)

Patrono de Arte Montblanc edição 2017

The Latest

To Top