Connect
To Top

Os animais de estimação e a longevidade


Este é o artigo inteiramente dedicado aos companheiros de quatro patas. E aos benefícios, além dos óbvios, de adotar um animal de estimação.

 

 

Não é nova a integração dos animais em variadas terapias, agora um estudo reforça a sua importância na redução do risco de acidentes cardiovasculares, ao promover o suporte social e a motivação para por exemplo, a prática do exercício físico.

Durante 12 anos, os investigadores cruzaram e analisaram os dados de mais de 3.4 milhões de indivíduos entre os 40 e os 80 anos, sem registos de doenças cardiovasculares anteriores a 2001, na tentativa de perceber se ser dono de um cão influenciaria no diagnóstico de doenças cardiovasculares ou na morte por qualquer causa.

 

 

Viver só com o cão pode reduzir o risco de morte em 33%, e o risco de morte associado a problemas cardiovasculares em 36%; em comparação com quem vive sozinho e sem animais de estimação. O risco de ataque cardíaco reduz-se também em 11%.

Se vive acompanhado, ter um cão também é benéfico, embora não tanto. O risco de morte nestes indivíduos reduziu em 11%, e o risco de morte associado a problemas de coração reduziu 15%. No entanto, o risco de ataques cardíacos manteve-se.

Os investigadores estão no caminho de encontrar uma explicação para este resultados, mas o facto de os donos de cães terem no geral maior atividade física pode ser desde logo, uma explicação a ponderar.

A teoria é partilhada por Rachel Bond, especialista em doenças cardíacas do Lenox Hill Hospital, em Nova Iorque. Ter um cão “pode encorajar os donos a melhorar a sua vida social, o que só por si vai reduzir o seu nível de stress, que sabemos com certeza ser uma causa primária de doenças cardiovasculares”, diz à CNN.

Mas, de senso comum, sabemos que as pessoas deficientes têm menos probabilidade de arranjar um cão…

 

 

E assim, Bond coloca a questão: será que ter um cão leva a uma melhor saúde do coração, ou será que ter um cão é apenas uma prática comum às pessoas com boa saúde cardiovascular?

Source link

You must be logged in to post a comment Login

More in DIVERSOS

  • Velocidade em estilo retro com Bell & Ross

    Este ano, a Bell & Ross regressa à sua paixão pela mecânica com o Bellytanker, um veículo de influências retro, com...

    Gentleman´s MailDecember 10, 2017
  • Contar as horas até ao Natal

    O ISIDOR é o Swatch Especial de Natal deste ano. Mesmo quando toda a neve derreter, este boneco de neve ainda...

    Gentleman´s MailDecember 8, 2017
  • Lisboa cidade Natal

    Agasalhem-se, aproveitem o feriado e descubram lisboa. Apreciem os enfeitem natalícios pela cidade! Vamos esquecer por instantes os conflitos do mundo....

    Iva LamarãoDecember 8, 2017
  • Portugalidade presente no design contemporâneo

    No ano em que comemora 40 anos, a Revigrés apresenta colecções de revestimentos e pavimentos cerâmicos que unem Portugalidade e Inovação....

    Gentleman´s MailDecember 8, 2017
  • Estamos mais gulosos

    Será? Estamos mais gulosos! Pelo menos é isso que a imprensa divulga… E ainda nem chegámos ao natal! Ai sim, é...

    Iva LamarãoDecember 8, 2017
  • XMAS PARTY BY IZABEL DE PAULA

    Dia 4 dezembro foi um dia especial, onde presenteei as minhas clientes com uma festa de Natal, no Hotel Sheraton, em...

    Touch of BeautyDecember 8, 2017
  • Entrar em 2018 no Sesimbra Hotel & Spa

    Por esta altura já se fazem planos de onde e como passar o Réveillon de 2018. Em Sesimbra a passagem de...

    adminDecember 7, 2017
  • ADEGA DE MONÇÃO CONQUISTA OURO

    Alvarinho Deu La Deu Reserva 2015 considerado o melhor entre os melhores Alvarinho. O Alvarinho Deu La Deu Reserva 2015 conquistou...

    adminDecember 7, 2017
  • Nova loja em Lisboa

    A MANGO abriu ontem uma das suas novas flagship stores em Lisboa, na Praça dos Restauradores, uma das zonas mais movimentadas...

    Gentleman´s MailDecember 1, 2017
Mountain View

Mountain View

error: Content is protected !!