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O sono e o aumento do peso


Comer à noite engorda mais que a qualquer outra hora do dia? Mito ou verdade?

É certo que a luz influencia o ciclo circadiano e atua nos níveis de hormonas libertadas pelo organismo, que controlam o apetite. Mas será tão determinante a hora a que ingerimos os alimentos para o aumento da percentagem da massa corporal?

 

 

Investigadores do Brigham e do Women’s Hospital de Boston debruçaram-se no estudo da relação do tempo de consumo de alimentos e o ritmo circadiano do sono. Estabelecendo uma ligação entre a percentagem da gordura corporal com o inicio da libertação da hormona do sono, a melatonina.

 

 

A equipa descobriu com o estudo efetuado a 110 estudantes universitários com idades entre os 18 e os 22 anos, que os participantes com percentagem de gordura corporal mais elevada consumiram a maioria das calorias aproximadamente uma hora mais perto do momento de inicio da libertação de melatonina, relativamente aos participantes com percentagens de gordura corporal mais baixas.

Há uma relação do momento da ingestão de alimentos à libertação do marcador do sono e ao aumento do massa corporal que não associado à hora do dia, quantidade ou composição dos alimentos.

Já seria de senso comum, a importância de manter uma dieta livre de hidratos a partir de determinada hora do dia e da ingestão de refeições leves à noite para quem pretende manter a linha e um sono descansado. Os investigadores vão mais além e afirmam que, o mais importante é esperar algumas horas depois de comer de forma a que o corpo tenha tempo de fazer a digestão e assim controlar as percentagens de gordura corporal.

 

 

Imagens

https://www.rdmag.com/article/2017/09/internal-body-clock-plays-role-weight-gain

http://lifestyle.sapo.pt/saude/saude-e-medicina/artigos/o-novo-indice-de-massa-corporal

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