Connect
To Top

Na falta de um dente um implante será mesmo necessário?

Resumo

Com o desenvolvimento dos materiais adesivos e com uma preparação dentária e uma oclusão bem planeadas, a colocação conservadora de próteses parciais fixas, como pontes, no sector anterior, deve ser considerada em casos de reabilitação de espaços parcialmente edêntulos.As cerâmicas de alta resistência, como a zircónia, apresentam grande interesse estético e, consequentemente, aumentam as expectativas do paciente.

Neste caso clínico, a paciente apresentou-se na consulta com queixas estéticas a nível do sector anterior. Após avaliação clínica e radiográfica minunciosa, optou-se por realizar exodontia do incisivo central superior direito. Foi feita a aplicação de enxerto ósseo e de tecido conjuntivo, para aumento do volume gengival e posterior colocação de implante unitário. Tendo em conta que a disponibilidade óssea era reduzida, o espaço edêntulo foi reabilitado através de ponte fixa em zircónia, com dentes pilares no incisivo lateral direito e incisivo central esquerdo superiores, e, em simultâneo, foi realizada a aplicação de faceta dentária em zircónia no incisivo lateral esquerdo superior.

Palavras-chave: prótese fixa, ponte fixa, zircónia, reabilitação anterior, estética.

Introdução

A estética tornou-se uma componente inseparável da reabilitação oral, especialmente no sector anterior maxilar (Meijndert e cols, 2008).  À medida que a área de reabilitação oral evolui, a procura pela translucidez envolvida na mimética de um dente natural aumenta, de forma simultânea (Raptis e cols, 2006; Raigrodski e cols, 2012). Além disso, o objetivo da reabilitação com implantes na área estética não é apenas alcançar uma osteointegração bem sucedida, mas também atingir uma modelação de tecidos moles, obtendo simultaneamente função e estética (Meijndert e cols, 2008).

No entanto, particularmente na zona estética da cavidade oral, as condições locais da crista alveolar podem ser desfavoráveis ​​para a reabilitação com implantes. Isto acontece devido, por exemplo, à reabsorção pós-extracional do processo alveolar, à perda óssea como resultado de doença periodontal ou às sequelas de traumatismos dentários, que, muitas vezes, provocam insuficiente disponibilidade óssea, tornando a colocação do implante impossível ou incorreta do ponto de vista funcional e estético. O aumento da crista óssea previamente à colocação do implante é necessário nestes casos (Meijndert e cols, 2008; Akcali e cols, 2014).

Nos casos em que existe disponibilidade óssea insuficiente mas existe volume e contorno de tecidos moles, é aceite a reabilitação com ponte fixa dentária, que proporciona um resultado estético e previsível (Hebel e cols, 2000).

Desde o fim do século 20 que as cerâmicas de alta resistência têm vindo a substituir as restaurações fixas metálicas. Neste novo sistema de cerâmicas inclui-se a zircónia, que oferece várias propriedades relacionadas com a biocompatibilidade, alta resistência à fratura, resistência à corrosão e uma microestrutura completamente cristalina (Chevalier, 2006; McLean, 2001; Vigolo e Fonzi, 2008; Heintze e Rousson, 2011; Mahmood e cols, 2011; Solá-Ruíz e cols, 2015).

Clinicamente, as próteses fixas em zircónia podem ser consideradas como restaurações aceitáveis, tanto no sector anterior como nos segmentos posteriores (Raigrodski e cols, 2012). Num estudo de Triwatana e cols, de 2012, a sobrevivência da zircónia, nos sectores anterior e posterior, após 2 a 5 anos, foi de 73,9% a 100%.

Uma paciente do género feminino, com 42 anos de idade, apresentou-se na consulta com queixas estéticas a nível dos dentes anteriores superiores e dor relacionada com incisivo central superior direito, pelo que foi planeada e realizada a reabilitação do sector anterior.

Registos Clínicos

Paciente saudável, sem história médica prévia relevante, com dor associada ao incisivo central superior direito. Numa primeira observação, foi possível identificar incisivo central superior direito escurecido, com restauração em resina composta e mucosa gengival escurecida associada ao mesmo dente. Observou-se ainda, relativamente ao incisivo central superior esquerdo, fratura do bordo incisal.

Source link

You must be logged in to post a comment Login

More in SAUDE

  • 5 Exercícios no BOSU para perder Peso

    O Bosu é uma ferramenta de treino, que pela sua forma, adiciona intensidade ao treino através da instabilidade. Poderá, por isso,...

    Holmes PlaceDecember 10, 2017
  • DIETA: DIFERENÇAS NUTRICIONAIS DO CHOCOLATE

    Chocolate preto, de leite, branco ou cacau em pó? Qual o melhor para a sua dieta alimentar? Numa altura em que...

    adminDecember 10, 2017
  • Estes 5 alimentos ajudam a não envelhecer

    12 Set Estes 5 alimentos ajudam a não envelhecer Posted at 15:00h in Latest, More by Hugo Madeira Conseguir de alguma...

    Hugo MadeiraDecember 8, 2017
  • O sono e o aumento do peso

    Comer à noite engorda mais que a qualquer outra hora do dia? Mito ou verdade? É certo que a luz influencia o...

    Iva LamarãoNovember 30, 2017
  • Saúde: Diabetes e Exercício Físico

    Se tem diabetes, cuide da sua saúde, pratique exercício físico. A adoção e manutenção de atividade física são críticos na gestão...

    Holmes PlaceNovember 29, 2017
Mountain View

Mountain View

error: Content is protected !!