Connect
To Top

LX FACTORY * LISBOA

Em 1846, a Companhia de Fiação e Tecidos Lisbonense foi criada em Alcântara. O complexo industrial cobria uma área de 23 mil metros quadrados, sendo este um dos maiores empreendimentos à época em Lisboa.
As instalações incluíam os edifícios de produção, zonas residenciais para os trabalhadores, escolas para os seus filhos, pequenos espaços comerciais e zonas de socialização onde todos podiam relaxar e conviver.
 
Cinquenta anos mais tarde, a empresa decide mudar de local e, para seu lugar, veio a Companhia Industrial de Portugal e Colónias, seguida da tipografia Anuário Comercial de Portugal e, por fim, da Gráfica Mirandela. Todas elas tomaram proveito não apenas da excelente localização das instalações junto ao Rio Tejo, mas também das instalações já criadas e facilmente adaptáveis a industrias e processos de produção mais pesados.
Passando para final do Século XX, o local estava abandonado, corroído, decrépito e em profunda necessidade de ser reabilitada. Houve, durante algum tempo, um projecto para revitalizar e renovar o espaço por inteiro, mas esse projecto nunca chegou a concretizar-se. Entretanto, um investidor privado, a MainSide, decide aceitar o desafio de criar algo de novo num espaço centenário e o resto, como dizem, fez história.
 A estratégia foi sempre deixar que o espaço falasse por si próprio e permitir que fosse, em si, um convite para as actividades e negócios culturais que ainda não tinham encontrado pouso em Lisboa. A LX Factory foi inaugurada em 2007 e Lisboa passou, finalmente, a ter um sítio para a cena criativa, cultural, artística, musical, arquitectónica e fashion florescer e crescer. Hoje, o espaço acolhe mais de 200 negócios que vão desde cafés a restaurantes, ateliers de design, espaços de exposições, lojas, escritórios e outros tantos que fazem ligação directa com o posicionamento cultural e artístico único do espaço.
É impossível visitar a LX Factory e não sentir o pulso vivo e eléctrico da cidade. As paredes estão repletas de arte urbana, as lojas estão cheias de modernas e inovadoras versões de produtos tradicionais que tão bem representam Portugal e o espaço em si que, desde cedo, é considerado um dos locais mais cool e trendy de Lisboa, respira e vive criatividade.

LXFACTORY

Rua Rodrigues Faria, 103
1300 – 501 Lisboa

t 213 143 399
f 213 143 410
lxfactory@mainside.pt

 

Foto de LXFactory.

Foto de LXFactory.

Foto de LXFactory.

Foto de LXFactory.

Foto de LXFactory.

Foto de LXFactory.

More in ARTE & CULTURA

Mountain View

Mountain View