Food

Gonçalo Costa é o novo chef do Restaurante Tágide

O seu primeiro desafio foi criar uma carta para esta estação tendo em conta a nova filosofia gastronómica do restaurante, que tem vindo a apostar cada vez mais no contraste entre a tradição e a modernidade, com combinações sofisticadas e surpreendentes.

Situado no coração do Chiado, o Restaurante Tágide continua a ser um dos mais emblemáticos restaurantes lisboetas, possuindo uma das mais belas vistas de Lisboa e do rio Tejo, e primando por um serviço de excelência e pelo misticismo do espaço com painéis de azulejos e lustres do séc. XVIII. A estas mais-valias com um carácter único, junta-se agora a assinatura do chef Gonçalo Costa, que traz uma visão diferenciadora e arrojada, resultante do seu percurso.

A nova carta, criada com base na vasta experiência e capacidade de inovar do Chef, oferece deliciosas opções inspiradas na cozinha portuguesa, aliando a técnicas da cozinha clássica internacional, valorizando a grande qualidade de produtos existentes em terras Lusas.

Para iniciar a refeição comece por escolher uma das entradas: Carabineiro, carapau e escalope de foie; Terrina de foie com chocolate, texturas de ruibarbo e areia de mel; Pirulito de codorniz, papaia e furikake ou um Creme de agrião e vieiras num jardim de Primavera. Para os amantes de peixe, o Chef sugere Lavagante azul, creme de batata-doce e espargos selvagens; Bacalhau à Tágide – bacalhau, puré de humus, presunto pata negra e creme de ovo; Bacalhau Skrei, dashi e legumes primavera; Peixe do dia com a sua favada e espuma de açafrão ou Rascasso, ravioli de tomate e molho de caril. Para quem gosta de carne, o Magret de Pato, cenoura e mais cenoura; o Lombo de novilho maturado, batata e morilles e o Carré de borrego alentejano, xerém de berbigão e bimi salteado são excelentes opções. Caso pretenda uma opção vegetariana, o chef poderá dar uma sugestão no momento. Para terminar, algumas sobremesas que prometem bons momentos: o Trio de chocolates, caramelo e pêra-rocha; a Manga, cardamomo, champagne; os Morangos, requeijão e rosmaninho; o Sortido de sobremesas Tágide (2 pessoas); a salada de fruta ou os deliciosos gelados e soberts de vários sabores. Para acompanhar esta combinação de sabores invulgares, o Restaurante Tágide oferece ainda uma excelente carta de vinhos.

Com mais de 16 anos de experiência, o novo chef do Restaurante Tágide tem um percurso profissional interessante e diversificado: nos últimos cinco anos, esteve em São Paulo, no Brasil, onde passou pelos restaurantes Chakras, Gusto24H e Skye e onde decidiu criar o conceito de Chef Food Truck, em conjunto com a mulher. Antes de sair de Portugal, Gonçalo Costa esteve no Eleven durante seis anos, no Hotel Ritz Four Season Lisboa e no Hotel Ceasar Park Penha Longa Portugal.

Largo da Academia Nacional de Belas Artes – 18 e 20, Chiado – Lisboa

Ler mais > Visitar Site

Turista Acidental

Antes de escrever e fotografar, a minha alma nómada já me fazia andar de um lado para outro. Fui cigana, por eles “adoptada”, e com eles andei entre 1982 e 86. Destas andanças resultou o livro “Filhos da Estrada e do Vento”, uma recolha de contos, ouvidos em muitos serões à roda da fogueira, e um documentário para a televisão, uma série de 4 episódios sobre a vida e costumes deste povo. Seguiu-se uma curta carreira de arqueóloga. O meu sonho, na altura, era ser Egiptóloga… mas não passei das planícies alentejanas e do norte de Itália.
Em 1992 comecei a escrever e fotografar sobre viagense colaborei com várias revistas como a Máxima, Grande Reportagem, Fortuna, Volta ao Mundo, Activa, Exame, Viagens, etc. Na Visão iniciei a secção das Viagens da revista. Em 95 lancei a “Rotas e Destinos”, como editora. Em 2000 resolvi lançar as minhas próprias revistas,“B de Brasil”,exclusivamente sobre o Brasil e a HS- Hotéis de Sonho.
Em 2009 deixei as edições em papel e comecei a dedicar-me ao online com a criação da turistacidental.com,onde dou dicas das coisas boas que há pelo mundo fora.
Turista Acidental
Gonçalo Costa é o novo chef do Restaurante Tágide

Most Popular

To Top