Connect
To Top

Como criar uma confraria de vinhos?

As confrarias são uma óptima iniciativa para reunir os amigos a volta de um interesse em comum, bem como para partilhar conhecimentos e experiências. Então porque não criar a sua própria confraria para degustar vinhos na companhia de bons amigos?

Habitualmente as confrarias visam um ambiente descontraído e informal, contudo tendem a ser grupos fechados cuja a participação de novos membros está dependente da aprovação de todos os integrantes. A frequência dos encontros dependerá da disponibilidade dos confrades, contudo um encontro mensal tende a ser uma boa pedida, permitindo com que todos se programem com antecedência para o encontro. O local do encontro também tende a variar, sendo as opções mais comuns: restaurantes, adegas especializadas ou encontros rotativos nas casas dos confrades.

A selecção de vinhos pode variar a cada encontro, sendo interessante criar reuniões temáticas (“vinhos portugueses”, “vinhos da Borgonha” “vinhos do Velho Mundo”, “vinhos do Novo Mundo”, “Touriga Nacional”, “Pinot Noir”, “Champagne”, “Colheita Tardia”, “vinho do Porto”, “Descobertas”, “bons vinhos até 20€”, “pequenos produtores”…), de modo a permitir o contacto com uma maior variedade de produtos, fomentando assim um conhecimento mais amplo sobre o mundo do vinhos e facilitando a compra das garrafas, já que ao terem previamente um tema definido, os confrades terão critérios pré-estabelecidos para guiar a escolha e compra da garrafa que levarão para o encontro.

Sugestão de tipos de provas:

  • Vertical:  permite a comparação entre diferentes colheitas de um mesmo vinho. A ideia aqui é perceber as diferenças e a evolução do vinho ao longo dos anos.
  • Horizontal: comparação entre vinhos de um mesmo ano, permitindo degustar vinhos de diferentes produtores e regiões.
  • De Idoneidade: degustação a fim de confirmar as características indicadas pelo produtor.
  • Reconhecimento: permite identificar e reconhecer o estilo, a(s) casta(s) e/ou a origem. Visa distinguir as características intrinsecamente ligadas à tipicidade do vinho.

Para saber mais sobre provas de vinhos, consulte também este post.

Bons vinhos!!

Assinatura Natália

More in ENOTURISMO | VINHOS

Mountain View

Mountain View