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Bell & Ross na Fórmula 1

Desde o seu nascimento, em 1994, que a casa relojoeira Bell & Ross indica as horas aos pilotos de caça. Ao longo dos anos, a marca tornou-se uma referência incontornável em matéria de relógios de aviação. Em fevereiro de 2016, a Bell & Ross, sempre à procura de novos universos a explorar, lançou-se à conquista das pistas.

A Bell & Ross junta-se assim ao restrito mundo da Fórmula 1, tornando-se parceiro oficial de relojoaria da escuderia Renault Sport Formula One Team. Esta prestigiosa disciplina do desporto automóvel tem muitas semelhanças com a aeronáutica, paixão original da casa relojoeira. Os engenheiros destas duas áreas buscam permanentemente a eficiência extrema, a velocidade e a precisão mecânica.

A colaboração com a equipa francesa de F1 deu origem a uma primeira coleção de relógios denominada BR-X1 RS16, em referência ao automóvel apresentado no ano anterior.

Em 2017, a Bell & Ross reforça a parceria, apresentando uma série de três novos relógios de alto desempenho, inspirados pelo volante do novo F1 da Renault, designado RS17.

O design e o código de cores destes relógios high-tech permitem uma leitura da hora rápida e precisa. O princípio alude a um volante de F1, no qual as informações adotam diferentes cores consoante o tipo. Desta forma, o piloto capta-as instantaneamente e sem o risco de se enganar. Os materiais utilizados: Carbone Forgé, titânio ou cerâmica, idênticos aos utilizados para criar as estruturas dos monolugares que competem nos Grandes Prémios.

Cronógrafos criados como motores de F1

Integrando a perfeita essência de um instrumento para pilotos de competição, a nova colecção Bell & Ross BR-RS17 é constituída por relógios verdadeiramente excecionais. A sua conceção inspirada na Fórmula 1 baseia-se nas mais recentes evoluções tecnológicas e nos materiais mais inovadores desenvolvidos para esta disciplina automóvel. Estes relógios muito desportivos também são líderes em matéria de legibilidade e de acabamentos.

A série é constituída unicamente por modelos de cronógrafo. Esta complicação, inventada para medir tempos curtos, é a função suprema no desporto automóvel. Permite, nomeadamente, medir com grande precisão os desempenhos dos bólides na pista. Assim, estes relógios são ferramentas indispensáveis para pilotos e cronometristas. Desde há muito que impuseram a sua presença em cockpits, circuitos e paddocks.

O seu mecanismo é complexo. É frequente exigir um terço de peças a mais que um calibre de relógio clássico. Muito sofisticados, os seus movimentos assemelham-se aos dos motores superpotentes, obras-primas da tecnologia, que impelem os monolugares de competição.

Do volante para o pulso

A nova coleção Bell & Ross BR-RS17 revela uma ampla variedade de tons. Estes mesmos tons vivos apresentam-se no volante do monolugar do Renault F1. Por exemplo, o aro do BR-X1 RS17 Skeleton Chronograph ostenta os mesmos tons brilhantes que a roda existente no centro do volante do carro de F1 RS17.

Estas cores primárias e complementares, raramente utilizadas em relógios de prestígio, permitem identificar e hierarquizar as funções. As funções de hora, cronógrafo, data, segundos ou reserva de marcha têm cada uma a sua tonalidade específica. A indicação é particularmente clara e fácil de descodificar, o que torna a leitura mais fiável e imediata.

Nos três relógios, os elementos relativos à complicação cronógrafo estão parcialmente revestidos a amarelo “Renault”. Desde 1977 que esta cor caracteriza os monolugares de F1 do construtor francês.

Mecânicos do extremo 

A aeronáutica e o automóvel de competição têm vários pontos em comum. Um deles, é o facto de utilizarem sempre materiais inovadores. A última coleção de relógios Bell & Ross é reflexo disso. A caixa do BR-X1 é produzida em Carbone Forgé®, inspirado nos materiais do volante do carro de F1 Renault RS17.

Este tipo de material compósito, leve e extremamente resistente, é utilizado na construção de fuselagens de aviões ou de carroçarias de automóveis de competição. É perfeitamente adequado ao fabrico de peças estruturais sujeitas a esforços mecânicos extremos.

Para responder aos critérios de qualidade exigidos na relojoaria, os engenheiros da Bell & Ross retrabalharam-no. Repensaram as fibras, a resina que as fixa e todas as ferramentas necessárias ao seu acabamento. Resultado: a caixa dos modelos X1 é absolutamente estanque e produzida na perfeição.

Os pneus dos monolugares são em borracha. Este material oferece uma excelente preensão e reveste a periferia da caixa dos BR-X1, bem como os seus botões. Nestes relógios, proporciona um excelente manuseamento e uma melhor precisão das ações de cronometragem.

Também as braceletes recorrem aos materiais mais inovadores. Nos BR-X1, combinam borracha e fibras de carbono, para um visual extremamente desportivo.

Design de competição

As caixas dos relógios BR-RS17, muito trabalhadas, revelam linhas desportivas, que evocam as formas agressivas dos monolugares de Fórmula 1. O BR-X1 dispõe de botões de cronógrafo basculantes. São encimados por pequenas placas, inspiradas diretamente nas patilhas de mudança de velocidades no volante dos Fórmula 1.

A inserção ergonómica para o polegar, situada no lado esquerdo da caixa, facilita o manuseamento. Também permite iniciar e parar a cronometragem muito rapidamente.

O BR-X1 RS17 

Este modelo apresenta-se como uma versão extrema do BR 03, relógio icónico da casa relojoeira Bell & Ross. Revela todos os elementos constitutivos do relógio cronógrafo para piloto automóvel.

Muito sofisticado, o seu mecanismo esqueleto permite contemplar as rodagens, situadas por trás de um vidro de safira com coloração cinzenta.

Os botões “basculantes”, para manipular a função de cronógrafo, proporcionam uma elevada precisão. Recorrem a cerâmica high-tech e são encimados por borracha amarela, para uma melhor preensão. O aro dispõe de uma escala taquimétrica. Este elemento de medição destina-se a calcular as velocidades em pista.

Finalmente, o aro do mostrador divide-se em vários segmentos horários, que correspondem cada um a uma cor. Esta segmentação por cor facilita a leitura do tempo cronometrado.

Os ponteiros do cronógrafo apresentam-se a amarelo, a data a vermelho, o ponteiro “trotteuse” dos segundos a verde e o ponteiro das horas a branco. Este último é revestido a Superluminova, o que garante uma excelente legibilidade de dia e de noite.

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