Lifestyle

África do Sul para iniciantes * dicas e curiosidades

Esqueça todos os clichês que você já ouviu ou leu sobre a África do Sul. Minha experiência por lá foi sensacional, pois encontrei um país lindíssimo, rico em cultura, belas construções, parques e jardins encantadores, estradas impecáveis, boa gastronomia e com ótimos preços.

A beleza acachapante do Hout Bay Harbour – Cape Town

Nesse post, cito algumas curiosidades e várias dicas para você desfrutar desse surpreendente país como ele merece! Vamos à elas:

  • Moeda Africana: RAND (ZAR – sigla internacional de RAND). Conversão aproximada: R$1,00 (REAL) – R3,99 (ZAR) – Nosso dinheiro, felizmente, é valorizado lá!

FullSizeRender 172

  • Idioma: A África do Sul possui 11 línguas oficiais, duas, mais relevantes: Inglês e Africâner. Obs: normalmente, você escutará um inglês carregado, com bastante sotaque do Africâner.
  • O país possui três capitais: Pretória (capital administrativa, onde fica o presidente – vale a pena conhecê-la, num bate e volta de Cape Town), Cidade do Cabo – “Cape Town”- (a capital legislativa – reconhecida como a mais bela cidade do país – imprescindível conhecer!) e Bloemfontein (a capital judiciária).

FullSizeRender 174

A tranquilidade de Pretória (capital administrativa da África do Sul)

img_8402

A geografia ímpar de Cape Town (Cidade do Cabo)

FullSizeRender 175

Visão panorâmica de Bloemfontein ( a capital Judiciária da África do Sul) – foto ilustrativa

  • Para visitar o país é necessário e obrigatório a vacinação contra febre amarela. Importante salientar que essa vacinação deve ser feita pelo menos 10 dias antes do embarque. É necessário que você leve a emissão de certificado internacional de vacinação. Essa vacinação é gratuita.

A Anvisa recomenda que você faça um pré cadastro antes que você vá a um posto público ou privado para realizar a vacinação. O site para fazer isto é http://www.anvisa.gov.br/viajante

Em São Paulo, capital, por exemplo, essa vacinação está disponível nos aeroportos de Congonhas e Guarulhos, no hospitais das clínicas e Emílio Ribas, dentre outros.

D2340797-A378-4AAC-822B-6D7FE4E612A4

A vacinação de febre amarela é obrigatória para entrar na África do Sul

  • O clima do país lembra o clima do Sul do Brasil, normalmente com estações do ano bem definidas.

img_8401

Registro de um entardecer de primavera em Cape Town

  • As leis de trânsito são parecidas com as brasileiras. Isso é um ótimo sinal, pois a África do Sul é um país que merece ser descoberto dirigindo. Apesar da mão inglesa (fundamental alugar um carro automático), as estradas são ótimas, muito bem sinalizadas e pouco tumultuadas.

FullSizeRender 176

As estradas impecáveis e cinematográficas da África do Sul

Consegui utilizar a minha carteira de habilitação brasileira para alugar carro na África do Sul. Porém, em uma ocasião (fui parado pela polícia), solicitaram-me a carteira de habilitação internacional. Para evitar confusão, sugiro providenciar a internacional.

Essa carteira deve ser solicitada antecipadamente, via internet, com pagamento de uma taxa de aproximadamente R$300, com recebimento do documento na sua casa, via correio, sete dias após o pagamento.

http://www.detran.sp.gov.br  (São Paulo)

6E1FA23C-FF3D-4757-94FA-F601EB7951A1

  • A tomada de lá é muito diferente da nossa: são compostas por três círculos grandes que formam um triângulo. Peça emprestado aos hotéis ou compre em algum supermercado local.

tumblr_l3y4nplSMY1qcn1r8o1_500

Tipo de tomada da África do Sul

  • O país possui 10 prêmios Nobel (quatro prêmios da Paz, três em Medicina, dois em Literatura e um em Química).
  • Nelson Mandela, advogado, líder rebelde, Nobel da Paz em 1993 e Presidente da África do Sul de 1994 a 1999, responsável pelo fim do Apartheid, é a figura mais reverenciada do país.

Você facilmente encontrará praças, ruas, avenidas e parques o homenageando, assim como o seu rosto estampado em todas as notas de Rand (a moeda oficial do país).

img_8398

A reverência a Nelson Mandela está presente por toda parte da África do Sul. Foto do Union Buildings, em Pretória, residência oficial e sede do gabinete do presidente do país.

. Os vinhos sul-africanos são deliciosos, famosos e muito baratos. A viticultura do país se desenvolve nos arredores da Cidade do Cabo (porta de entrada para quem visita o país com essa finalidade). Veja no final desse post as principais vinícolas nos arredores de Cape Town.

  • A carne é uma paixão entre os africanos. O churrasco (braai) é o evento social principal do país, porém, é comum encontrar carnes exóticas como de crocodilo, antílope, javali, avestruz e zebra. (vale a pena experimentar!).

Roteiros e quantidade de dias para desfrutar das maravilhas da África do Sul:

  • Cape Town, arredores e vinícolas – 7 noites de estadia

DCIM100GOPROGOPR3149.

A maravilhosa Table Montain em Cape Town – passeio obrigatório na cidade

DCIM100GOPROGOPR3380.

A arborizada Cape Town

  • Garden route (Rota Jardim) – 6 noites de estadia.

A Rota Jardim é um belíssimo trajeto para se fazer de carro no sudeste da África do Sul – são 200 km pela via N2, de Mossel Bay até Stoms River.

Obs: eu peguei um avião de Cape Town até George (a principal cidade da Rota) e percorri 330 km, de carro, de George até Porto Elizabeth, com paradas em Knysna (linda cidade), Plettemberg Bay (fantástica), Tsitsikamma National Park (imperdível) e Jeffreys Bay a cidade do surf Africano). Eu simplesmente adorei essa rota!

img_8410

Panorama da encantadora Knysna – Garden Route

img_8415

A inspiradora Plettemberg Bay – Garden Route

img_8412

O maravilhoso Tsitsikamma National Park – Garden Route

img_8416

As estonteantes paisagens da Garden Route

Joanesburgo (duas noites) e Safari nos arredores do Kruger Park – 406 km de Joanesburgo – (mais quatro noites, duas noites em cada Lodge).

FullSizeRender 177

A bela Nizamiye, uma das mesquitas em Joanesburgo

Obs: recomendo ficar duas noites em cada hotel na região do Kruger Park, pois a chance de você ver todos os animais selvagens aumenta muito, além de usufruir das distintas mordomias que esses Lodges normalmente proporcionam (são sensacionais).

img_8394

Cara a cara com os leões (experiência que não tem preço)

img_8392

As cores e belezas da Savana Africana

FullSizeRender 183

Num Safari, a proximidade com os animais selvagens é de arrepiar

ATENÇÃO: Para que você tenha uma experiência completa e luxuosa de Safari na África do Sul, recomendo os hotéis: Moditlo River Lodge ( http://www.moditlo.com )  e Tintswalo Safari Lodge ( http://www.tintswalo.com ).

DCIM100GOPROGOPR2665.

A rusticidade e beleza do Moditlo River lodge

FullSizeRender 180

O conforto do Moditlo River Lodge no meio da savana Africana

DCIM100GOPROGOPR2801.

A imponente entrada do Tintswalo Safari Lodge

DCIM100GOPROGOPR2736.

O luxo e o conforto das impecáveis suítes do Tintswalo Safari Lodge

Dicas de vinícolas para visitar na África do sul:

  • Klein Constancia (20 km da Cidade do Cabo)

http://www.kleinconstantia.com

Destaque para o Vin de Constance – A safra de 2009 está entre os 10 melhores vinhos segundo a revista Wine Espectator.

  • STELLENBOSCH (50 km da Cidade do Cabo)

É o maior produtor de vinhos sul-africano. Principal uva: Chenin Blanc

Stellenbosch Vineyards (para degustação)

http://www.stellenboschvineyards.co.za

  • SPIER (Uma das primeiras vinícolas do município).

http://www.spier.co.za

  • VERGELEGEN (tem espaço para piquenique e restaurante).

http://www.vergelegen.co.za

  • MONGENSTER (possui ainda produtos à base de oliva).

http://www.morgenster.co.za

Dica de passeio pela região, visitar o agitado centro de Stellenbosch, no comércio da rua Dorp, comprar vinhos no armazém Oom Samie Se Winkel e jantar no Terroir (www.kleinezalze.co.za)

  • PAARL (60 km da Cidade do Cabo)

Conhecida pela produção de espumante Méthode Cap Classique (MCC)

http://www.winelands.co.za/paarl

img_8403

Perto de Cape Town (foto do seu maravilhoso Jardim Botânico) estão as principais vinículas da África do Sul

Espero ter lhe despertado a vontade de conhecer esse país realmente fantástico. Bom, bonito e barato, ou seja, perfeito.

Até a próxima. Um abraço.

Ler mais | Visitar Site >

Leo Avelar
Follow

Leo Avelar

Fundador at Por Onde Ando.com
Sou Mineiro de Sete Lagoas, médico cardiologista, moro em São Paulo, sou muito ligado a minha família, aos amigos e um apaixonado por viagens!

A minha história de “turista profissional” iniciou-se do meu grande interesse por hotéis e pelas maravilhosas experiências que eles me proporcionavam.

Como esse fascínio foi só crescendo e pela vontade de amenizar a minha rotina médica estressante, comecei a viajar cada vez mais e, nestes momentos, fui registrando, sempre com um olhar curioso e atento, detalhes interessantes que me chamassematenção.

Com isso, criei um acervo muito rico de imagens e informações que já serviu de roteiro para vários amigos e familiares. Acabei ganhando fama entre eles por ter um olhar diferenciado e exigente desse inusitado universo.

Este reconhecimento me estimulou a criação desse Blog que já nasceu com o desejo, mais do que informar e compartilhar, de inspirar viagens e experiências únicas.

Espero que tirem o máximo proveito dessas observações dos lugares POR ONDE ANDO…

Com carinho,

Leo Avelar
Leo Avelar
Follow
África do Sul para iniciantes * dicas e curiosidades

The Latest

To Top