Desporto | Sport

A importância da atividade física

Em todos os instantes da nossa vida o movimento está presente. Desenvolver alguma forma de atividade física é uma necessidade básica para o bem estar físico e mental do ser humano, e é esssencial no combate ao sedentarismo e aos seus efeitos nocivos.

A atividade deve ser praticada regularmente e, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o ideal é que o seja no mínimo 3x por semana. Pode ser um desporto, uma caminhada… quanto maior a diversidade dos estímulos, maiores serão as possibilidades de atingir uma melhor performance e resultados.

É frequente uma atividade trabalhar certos grupos musculares em particular, enquanto outros não são estimulados. Por exemplo, a corrida é um excelente exercício para desenvolver a aptidão aeróbica, e faz um uso prolongado dos grandes grupos musculares dos membros inferiores. Um corredor poderá depois fazer musculação para fortalecer os músculos do tronco, algo que a corrida não faz.

Estudos apoiam a premissa de que o uso de dois ou mais tipos de exercícios aeróbios, no seu regime de treino, pode funcionar como estimulador e proporcionar adaptações importantes no seu organismo.

Ao combinar diferentes modos de atividade física, evita que os mesmos grupos musculares e articulações sejam repetidamente solicitados, da mesma forma. De igual modo, reduz a probabilidade do seu corpo ser agredido pelo excesso de exercício e de se lesionar.

Esta combinação pode igualmente ter um efeito muito positivo na adesão, a longo prazo, a um tipo específico de atividade física.

Quais os benefícios de praticar diferentes modos de actividade física?

  • Reduz a falta de motivação para o exercício;
  • Permite-lhe ter flexibilidade com os seus programas de treino e necessidades (se o ginásio está fechado pode fazer uma corrida na rua);
  • Produz um nível superior na aptidão física geral;
  • Reduz o risco de lesão;
  • Possibilita trabalhar determinados grupos musculares enquanto outros descansam e recuperam;
  • Por vezes, consegue continuar a trabalhar, mesmo estando lesionado;

O importante é que esteja satisfeito com a prática escolhida e que a mesma seja executada num ambiente agradável.

Porque não adotar um plano de treino versátil que inclua piscina, ginásio e aulas de grupo? Desta forma, para além de fugir a alguma monotonia, tem a garantia de que estará a estimular o seu corpo de forma completa e correta.

Fábio Esteves
Master Trainer Alvalade

Gostou deste artigo? Deixe-nos o seu comentário.

Partilhe com os seus amigos!

Ler Mais > Visitar Site Parceiro [author_name]

Holmes Place

Holmes Place

Holmes Place at Holmes Place
Ginásios /centros de fitness · Nutricionista · Spa
em Portugal
Holmes Place

Latest posts by Holmes Place (see all)

A importância da atividade física

The Latest

To Top