Desporto | Sport

6 dicas para eliminar a celulite em 2017

Este inimigo público ataca sobretudo as mulheres, no entanto, qualquer ser humano está sujeito à celulite em fases de alterações hormonais (puberdade, gravidez, pilulas anticoncecionais, medicação, suplementação,…), não excluindo a predisposição genética, rotinas e hábitos alimentares, de descanso e exercício.

A celulite é formada na hipoderme (camada subcutânea) em ligação com os adipócitos (células gordas), resultado duma retenção de líquidos, proteínas e toxinas motivados por má circulação sanguínea, alterações hormonais e enzimáticas.

Quase sempre a massa gorda corporal é cúmplice, tornando-se por isso um alvo a atacar no processo de redução da “casca de laranja” visto que é aí que a celulite se abriga. Por isso, mais importante que a perda de peso, neste caso, o foco deverá ser a redução da % de massa gorda corporal.

Dicas a seguir:

  • A hidratação regular e uma dieta alimentar adequada, serão pontos fulcrais para manter o metabolismo em bom funcionamento. Fale com o seu nutricionista para adequar estes pontos às suas necessidades .
  • As posturas verticais e/ou estar parado muito tempo em qualquer outra postura. Com a gravidade, os líquidos tendem a ficar depositados nas zonas distais do corpo (pernas, coxas e glúteos) promovendo a retenção de líquidos, da mesma maneira acontece se estivermos parados numa outra posição muito tempo. Este estado implica uma insuficiente circulação quer pela menor oxigenação, quer pela menor contração muscular e consequente dificuldade acrescida de retorno venoso.
  • O descanso é a base da regularização da circulação sanguínea, especialmente pela posição horizontal do corpo. O mesmo permite uma plena recuperação da eficiência muscular.
  • Pratique exercício físico regularmente (pelo menos 3 a 5 vezes por semana, intenso a moderado respetivamente).

De facto, não existe uma receita perfeita e específica para a redução de celulite ou para qualquer outro objetivo, principalmente por sermos todos diferentes. No entanto, estes 6 exercícios podem contribuir para a redução da mesma.

Ponte de Ombros

ponte de ombros_celulite

Trabalha toda a parte posterior da coxa recrutando principalmente os glúteos, isquiotibiais.

Afundo Alternado ou Unilateral

afundo alternado

Recruta todos os músculos da coxa e perna.

Swimming

swimming_celulite

Recrutamento muscular da parte posterior da coxa e costas.

Agachamento

agachamento_celulite

Solicita os músculos todos da perna/coxa (alto índice de gasto calórico).

“Mountain Climber”

mountain climber_celulite

Junta todos os benefícios de uma prancha, aumentando a exigência em mobilidade e intensidade para o centro do corpo “core”.

Prancha lateral com abdução da coxa

prancha lateral_celulite

Recruta músculos da coxa (zona lateral), para além da zona lateral do abdominal.

João Osorio
Personal Trainer Holmes Place Constituição

Gostou deste artigo? Deixe-nos o seu comentário.

Partilhe com os seus amigos!

Ler Mais > Visitar Site Parceiro [author_name]

Holmes Place

Holmes Place

Holmes Place at Holmes Place
Ginásios /centros de fitness · Nutricionista · Spa
em Portugal
Holmes Place

Latest posts by Holmes Place (see all)

6 dicas para eliminar a celulite em 2017

Most Popular

To Top